O papel do operador de câmera é essencial na produção ...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579796
Áudio e Vídeo
O papel do operador de câmera é essencial na produção de
uma narrativa audiovisual na TV, particularmente no
telejornalismo. Como a notícia na TV é duplamente codificada, é
preciso observar sempre a relação que existe entre dois códigos, o
visual e o verbal.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
O uso do som ambiente de uma filmagem como fundo (background) de uma narrativa verbal em primeiro plano em uma reportagem televisiva é um recurso denominado ancoragem por Roland Barthes. A articulação do som com a narrativa verbal aumenta o senso de realidade da notícia, enquanto o texto sugere uma determinada forma de interpretação da imagem.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
O uso do som ambiente de uma filmagem como fundo (background) de uma narrativa verbal em primeiro plano em uma reportagem televisiva é um recurso denominado ancoragem por Roland Barthes. A articulação do som com a narrativa verbal aumenta o senso de realidade da notícia, enquanto o texto sugere uma determinada forma de interpretação da imagem.