É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059076 Saúde Pública
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Considerando a temática, a garantia de prioridade compreende:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é essencial compreender que o texto está relacionado aos direitos fundamentais, principalmente da infância e juventude. O tema central da questão é a prioridade que deve ser dada à efetivação de direitos para este grupo, a qual está vinculada a um conceito central em políticas sociais públicas.

Alternativa Correta: B - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Justificativa: A alternativa B é a correta porque reflete a necessidade de alocação especial de recursos financeiros e estruturais para as áreas que asseguram a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Isso está em conformidade com a prioridade mencionada no enunciado, garantindo que os direitos fundamentais desses grupos sejam atendidos de forma eficaz e imediata.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Preterição na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
Esta opção está incorreta porque "preterição" significa dar menos importância ou deixar de lado, o que vai contra a ideia de prioridade que deve ser dada aos direitos da infância e juventude.

C - Posterioridade de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
Esta alternativa está errada pois "posterioridade" implica que o atendimento seria feito depois, o que contraria o princípio de atendimento prioritário que é essencial quando se fala em direitos da criança e do adolescente.

D - Secundariedade de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
A palavra "secundariedade" significa que algo não é prioritário. Como o enunciado reforça a prioridade absoluta, esta opção se torna inválida, pois não condiz com a mensagem principal de garantir proteção e socorro de forma imediata e prioritária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Preterir = Deixar de lado, omitir;

Posterioridade de atendimento = Claro que não;

Secundariedade de proteção e socorro = Com certeza não.

Gabarito: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo