A radioterapia de resgate em pacientes submetidos a prostate...
Julgue os itens que se seguem, relativos a incidência, mortalidade, abordagem terapêutica e manejo de efeitos colaterais de tumores.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
A questão aborda a eficácia da radioterapia de resgate em pacientes que passaram por uma prostatectomia radical e possuem alto risco de recidiva local. Na prática oncológica, a radioterapia de resgate é uma estratégia utilizada com o objetivo de tratar possíveis remanescentes tumorais após a cirurgia, reduzindo assim a chance de recidiva do câncer.
Os conhecimentos necessários para resolver essa questão envolvem a compreensão dos conceitos de prostatectomia radical e as possíveis complicações associadas, como a recidiva local. Além disso, é essencial entender os benefícios da radioterapia quando aplicada no momento adequado e os seus impactos na sobrevida do paciente.
A justificativa para a alternativa C - certo é que a literatura médica e diversos estudos clínicos demonstram que a radioterapia de resgate, quando administrada logo após a cirurgia, melhora significativamente a sobrevida livre de progressão clínica, sobrevida livre de metástases e pode até melhorar a sobrevida global dos pacientes. Isso ocorre porque a radioterapia trata as células cancerígenas remanescentes, que poderiam levar à progressão da doença.
Por outro lado, se a questão fosse considerada E - errado, isso indicaria que a radioterapia de resgate não traria esses benefícios, o que contradiz a maioria das evidências científicas. Portanto, a questão está correta ao afirmar que a radioterapia de resgate melhora os desfechos clínicos em pacientes com alto risco de recidiva após prostatectomia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo