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Q1053323 Áudio e Vídeo
Pensando em algumas dicas que possam ser úteis para uma boa performance ao vivo para um locutor iniciante em um programa realizado no estúdio da rádio, assinale a alternativa que apresenta uma sugestão correta que um operador de gravação de rádio pode dar.
Alternativas

Gabarito comentado

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A alternativa E é a correta. Vamos explorar o porquê e entender as razões pelas quais as outras opções estão incorretas.

E - Mantenha a mesma distância relativa do microfone, não se aproxime ou afaste, tente não mexer a cabeça ou ficar em off-microfone.

Uma boa performance ao vivo no estúdio de rádio requer consistência na captação de áudio. Portanto, a dica de manter a mesma distância do microfone ajuda a garantir que o som captado seja uniforme, evitando flutuações de volume e qualidade sonora. Além disso, não mexer a cabeça ou sair do eixo do microfone reduz o risco de captar som de forma inadequada, o que é essencial para uma transmissão clara e profissional.

A - Se você acha que é preciso dar profundidade à voz, use um microfone omnidirecional e fale bem perto dele.

Os microfones omnidirecionais captam som de todas as direções igualmente, o que pode aumentar a captação de ruídos indesejados. Falar muito perto de um microfone, especialmente em um ambiente de estúdio, pode causar distorção do som e não necessariamente dá profundidade à voz de forma controlável. Microfones direcionais, como cardióides, são mais indicados para locuções.

B - Afaste-se do microfone quando estiver em uma situação na qual existem muitos ruídos.

Afastar-se do microfone em um ambiente ruidoso pode resultar em uma captação ainda mais fraca da voz, enquanto os ruídos podem continuar a ser captados. A solução mais adequada é usar um microfone direcional e posicionar o locutor corretamente para minimizar o ruído.

C - Se você tende a “estourar” a pronúncia das letras “p” e “b”, use um microfone de fita e fale diretamente nela.

Microfones de fita são sensíveis e não são a melhor escolha para lidar com o "estouro" de consoantes. Para evitar esse problema, é recomendável usar um filtro pop (antipuff) e técnicas de microfone que evitem o impacto direto do ar.

D - Em caso de respiração intensa, ofegante, “estouro” de consoantes, não é adequado usar um filtro (antipuff).

É exatamente em casos de respiração intensa e "estouro" de consoantes que o uso de um filtro pop é mais necessário. Esse dispositivo ajuda a suavizar a captação de sons explosivos, proporcionando uma gravação mais limpa.

Espero que esta análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

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