O teste “Timed Up and Go” é bastante utilizado para avaliar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1826998 Fisioterapia
O teste “Timed Up and Go” é bastante utilizado para avaliar a mobilidade funcional do idoso, na qual o desempenho está relacionado com o equilíbrio, capacidade funcional e marcha. Quando um idoso realiza o teste em 15 segundos ele é considerado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos discutir a questão sobre o teste “Timed Up and Go” (TUG), que é frequentemente utilizado para avaliar a mobilidade funcional em idosos. Este teste é uma ferramenta simples e rápida que ajuda a identificar o risco de quedas em pessoas idosas, avaliando fatores como equilíbrio, marcha e capacidade funcional.

A alternativa correta nesta questão é: Alternativa B.

O critério para classificar um idoso que realiza o teste TUG em 15 segundos é descrito na alternativa B, que considera esse tempo como normal para idosos frágeis. Esses indivíduos são capazes de serem independentes na maioria das atividades diárias e apresentam um baixo risco de queda.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta sugere que um desempenho de 15 segundos no TUG seja normal para adultos saudáveis, com nenhum risco de queda. No entanto, para adultos saudáveis, o tempo geralmente esperado é menor. O tempo de 15 segundos, portanto, não é considerado normal para essa faixa.

Alternativa C: Indica que a pessoa apresenta limitação de mobilidade e dependência nas atividades diárias, com risco moderado de queda. Um tempo de 15 segundos não é considerado tão elevado a ponto de indicar uma limitação de mobilidade significativa, razão pela qual essa opção está incorreta.

Alternativa D: Sugere um risco alto de queda e dependência nas atividades diárias. Este cenário seria mais apropriado para tempos bem superiores a 15 segundos no TUG, indicando maior limitação e riscos.

De modo geral, um tempo no teste TUG entre 12 e 20 segundos é frequentemente associado a idosos frágeis, mas ainda capazes de realizar a maioria das atividades com certa independência.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O teste "Timed up and go - TUG" foi aplicado segundo o preconizado pelos autores3. O idoso senta-se em uma cadeira com braços e recebe ordem de levantar e caminhar para frente até uma marca no piso, girar de volta e sentar-se na cadeira. O tempo dispendido é medido com cronômetro a partir da ordem de "vá". Valores de tempo de menos de 10 segundos sugerem indivíduos totalmente livre e independentes; os pacientes que realizam o teste entre 10 e 19 segundos são independentes, pois têm razoável equilíbrio e velocidade de marcha e a maioria caminha livremente mais de 500 metros, sobe escadas e sai de casa sozinho. Aqueles que dispendem entre 20 e 29 segundos estão em uma "zona cinzenta", isto é, demonstram dificuldades para as tarefas da vida diária que variam muito, dependendo das diferentes situações que se apresentam ao indivíduo, as quais exigem bom equilíbrio, velocidade da marcha adequada (no mínimo 0,5 m/seg) e capacidade funcional3. Os sujeitos com escore de tempo de 30 ou mais segundos tendem a ser totalmente dependentes para muitas atividades básicas e instrumentais da vida diária (levantar-se de uma cadeira, alimentar-se, trocar-se, banhar-se, caminhar). Era demonstrado previamente ao paciente como se realizava o teste, sendo dadas instruções de caminhar segundo sua velocidade e seu passo habituais. Em caso de dúvida na execução do mesmo por parte do individuo ou do examinador, o mesmo era repetido. O examinador acompanhava o paciente para sua segurança.

TIME GET UP AND GO TEST (TUG) – AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDAS

--> teste é considerado normal quando o tempo do percurso for inferior a 10 segundos.

--> entre 10 e 19 segundos = risco moderado de queda

--> 20 segundos ou mais = alto risco

* Se a pessoa idosa usar algum tipo de acessório de marcha (bengala, andador), tolera-se o tempo entre 10 a 19 segundos. *Em qualquer dos casos, há risco acentuado de quedas sempre que o tempo for superior a 20 segundos. 

*O teste deve ser considerado alterado, se o idoso não puder executá-lo por motivos de ordem motora (não consegue se levantar), ou cognitiva (dificuldade em entender as orientações para realização do teste).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2551469/mod_resource/content/1/TUGT%20dez%202015.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo