A Escola X Ltda. celebrou contrato de compra e venda com a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861360 Direito Civil
A Escola X Ltda. celebrou contrato de compra e venda com a Delta Ltda. para a aquisição de dez microcomputadores, cujas características técnicas foram indicadas no teor do instrumento contratual. A execução do contrato ficou agendada para dali a um mês, obrigando-se a Delta a entregar as máquinas na escola. Ocorre que os administradores da Escola X descobriram que os computadores vendidos ainda não estavam prontos quando o contrato foi assinado. A Delta esclareceu que celebrou o negócio planejando montar as máquinas nas semanas seguintes, de modo a ficarem prontas a tempo da data marcada para a entrega.

Diante disso, o contrato em questão foi celebrado de forma:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A

CC, Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

CC, Art. 482. A compra e venda, quando pura, considerar-se-á obrigatória e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.

CC, Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

CC, Art. 106. A impossibilidade inicial do objeto não invalida o negócio jurídico se for relativa ou se cessar antes de realizada a condição a que ele estiver subordinado.

Gabarito: A

Art. 483 do Código Civil:

"Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa ATUAL ou FUTURA. Neste caso, ficará SEM EFEITO o contrato se esta NÃO vier a existir, SALVO se a intenção das partes era de concluir contrato ALEATÓRIO".

CC, Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

CC, Art. 482. A compra e venda, quando pura, considerar-se-á obrigatória e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.

CC, Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

Art. 491. Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço.

Não acho que se trate de contrato aleatório, pois o enunciado traz: "características técnicas foram indicadas no teor do instrumento contratual."

Creio que a questão trazia um exemplo de contrato comutativo com execução diferida em que se aplica o art.491.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo