Kuramoto, no artigo Ferramentas de Software Livres para Bibl...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: C - portabilidade; flexibilidade quanto a definição de metadados; uso de padrões de interoperabilidade; uso de linguagem de marcação XML; capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos; possuir interfaces ergonômicas e adaptativas; facilidades para a estruturação dos documentos; configuração dos procedimentos de indexação; possui módulo de formatação de relatórios ou saídas.
São os seguintes requisitos básicos desejáveis para pacotes de software para gestão de bibliotecas digitais:
- Portabilidade: A portabilidade é a habilidade de um pacote software poder ser executado em diferentes ambientes operacionais.
- Flexibilidade quanto a definição do padrão de metadados: Esse requisito indica se o pacote de software possui a habilidade de oferecer ao usuário, outros padrões de metadados, além daquele que ele adota.
- Uso de padrões de interoperabilidade: Trata-se de uma característica importante, pois o fato de um pacote de software ter disponível um padrão como o protocolo Z39-50 ou o Protocolo OAI-PMH proporcionará a biblioteca digital criada, a possibilidade de se integrar as outras iniciativas análogas, facilitando a criação de rede de bibliotecas digitais.
- Uso de linguagem de marcação XML: A linguagem de de marcação XML tornou-se um padrão na WEB, e o seu uso proporciona maior interoperabilidade entre os sistemas de bibliotecas digitais.
- Capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos: As novas tecnologias da informação propiciaram o surgimento de vários tipos de formatos para armazenamento de textos, imagens e sons. O pacote de software deve ter facilidade para o tratamento de diversos formatos como: O PDF, RTF, HTML, XML, DOC, GIF, JPEG, entre outros.
- Possuir interfaces ergonômicas e adaptativas: Considerando que o público usuário não é normalmente especializado no manuseio de computadores e de linguagens de programação, é desejável que as interfaces oferecidas pelos pacotes de softwares de administração de bibliotecas digitais utilizem padrões de ergonomias com vistas a facilitar o seu uso por parte dos usuários menos especializados.
- Facilidades para a estruturação dos documentos: Determinadas coleções necessitam de facilidades que proporcionem uma estruturação hierárquica e que, inclusive, os procedimentos de indexação do conteúdo considerem essa estruturação.
- Configuração dos procedimentos de indexação: Essa funcionalidade dá ao administrador da biblioteca digital a possibilidade de definir metadados que se tornarão campos de busca, ou pontos de acesso, aos registros de uma biblioteca digital.
- Possui módulo de formatação de relatórios ou saídas: Trata-se de uma funcionalidade desejável, pois eventualmente o usuário tem necessidade de imprimir o resultado de uma busca (p.152-155).
Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/11013/1/Bibliotecas%20Digitais.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo