Kuramoto, no artigo Ferramentas de Software Livres para Bibl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3158160 Biblioteconomia
Kuramoto, no artigo Ferramentas de Software Livres para Bibliotecas Digitais, preconiza que os requisitos necessários para software de bibliotecas digitais são 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.: C - portabilidade; flexibilidade quanto a definição de metadados; uso de padrões de interoperabilidade; uso de linguagem de marcação XML; capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos; possuir interfaces ergonômicas e adaptativas; facilidades para a estruturação dos documentos; configuração dos procedimentos de indexação; possui módulo de formatação de relatórios ou saídas.

São os seguintes requisitos básicos desejáveis para pacotes de software para gestão de bibliotecas digitais:

  • Portabilidade: A portabilidade é a habilidade de um pacote software poder ser executado em diferentes ambientes operacionais.

  • Flexibilidade quanto a definição do padrão de metadados: Esse requisito indica se o pacote de software possui a habilidade de oferecer ao usuário, outros padrões de metadados, além daquele que ele adota.

  • Uso de padrões de interoperabilidade: Trata-se de uma característica importante, pois o fato de um pacote de software ter disponível um padrão como o protocolo Z39-50 ou o Protocolo OAI-PMH proporcionará a biblioteca digital criada, a possibilidade de se integrar as outras iniciativas análogas, facilitando a criação de rede de bibliotecas digitais.

  • Uso de linguagem de marcação XML: A linguagem de de marcação XML tornou-se um padrão na WEB, e o seu uso proporciona maior interoperabilidade entre os sistemas de bibliotecas digitais.

  •  Capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos: As novas tecnologias da informação propiciaram o surgimento de vários tipos de formatos para armazenamento de textos, imagens e sons. O pacote de software deve ter facilidade para o tratamento de diversos formatos como: O PDF, RTF, HTML, XML, DOC, GIF, JPEG, entre outros.

  • Possuir interfaces ergonômicas e adaptativas: Considerando que o público usuário não é normalmente especializado no manuseio de computadores e de linguagens de programação, é desejável que as interfaces oferecidas pelos pacotes de softwares de administração de bibliotecas digitais utilizem padrões de ergonomias com vistas a facilitar o seu uso por parte dos usuários menos especializados.

  •  Facilidades para a estruturação dos documentos: Determinadas coleções necessitam de facilidades que proporcionem uma estruturação hierárquica e que, inclusive, os procedimentos de indexação do conteúdo considerem essa estruturação.

  • Configuração dos procedimentos de indexação: Essa funcionalidade dá ao administrador da biblioteca digital a possibilidade de definir metadados que se tornarão campos de busca, ou pontos de acesso, aos registros de uma biblioteca digital.

  •  Possui módulo de formatação de relatórios ou saídas: Trata-se de uma funcionalidade desejável, pois eventualmente o usuário tem necessidade de imprimir o resultado de uma busca (p.152-155).

Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/11013/1/Bibliotecas%20Digitais.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo