Considere que, durante o exame físico cardiovascular de um j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Q1198217 Medicina
Considere que, durante o exame físico cardiovascular de um jovem de quatorze anos de idade, assintomático, a única alteração tenha sido a ausculta de um sopro sistodiastólico, grau 3 de Levine, mais bem audível na base do pescoço, próximo à inserção do músculo esternocleidomastóideo à direita (estando o paciente com a cabeça virada na direção oposta), com irradiação para a fossa supraclavicular direita, audível na posição sentada e que desaparece quando o paciente assume o decúbito dorsal e ao se comprimir suavemente a veia jugular interna direita. Não foram detectadas quaisquer outras alterações no exame clínico desse paciente.
Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.
Esse achado estetoacústico tem como mecanismo etiopatogenético elementar a passagem de sangue de uma câmara de baixa pressão para outra de alto regime pressórico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é Errado (E).

Vamos entender o contexto da questão. O caso descreve um jovem de 14 anos que apresenta um sopro sistodiastólico na base do pescoço, próximo à inserção do músculo esternocleidomastóideo direito. Esse sopro é caracterizado por desaparecer quando o paciente está em decúbito dorsal ou quando ocorre compressão da veia jugular interna direita.

Esse tipo de sopro é classicamente associado ao sopro venoso cervical, também chamado de sopro venoso jugular ou "hum venoso". Esse sopro é benigno e comum em crianças e adolescentes. Ele é causado pela turbulência do fluxo de sangue nas veias jugulares, especialmente quando o paciente está na posição sentada ou em pé, e não está relacionado a defeitos cardíacos.

A questão sugere que o sopro descrito tem como mecanismo a passagem de sangue de uma câmara de baixa pressão para outra de alto regime pressórico. Isso caracterizaria um sopro de origem patológica, como os encontrados em comunicações anômalas entre câmaras cardíacas, por exemplo: comunicação interventricular ou estenose aórtica. No entanto, no sopro venoso cervical, o fluxo de sangue ocorre em uma veia e não entre câmaras de pressão distinta, daí não se encaixar na explicação dada pelo enunciado.

Portanto, a explicação etiopatogenética proposta na questão está incorreta para o tipo de sopro apresentado, justificando assim a resposta Errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo