A compactação é utilizada em muitas obras de construção, de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é composto por três fases: a sólida, representada pela matéria orgânica e inorgânica; a líquida, que consiste na água do solo; e a gasosa, compreendida pelo ar presente em seu interior.
A compactação do solo é um serviço da terraplenagem cujo objetivo é reduzir o volume de vazios do solo por meio da aplicação de uma pressão no mesmo, reduzindo sua porosidade e, consequentemente, aumentando sua densidade.
A NBR 7182 (ABNT, 2016) é a norma técnica brasileira que estabelece as diretrizes para o ensaio de compactação de solos em laboratório. O objetivo desse ensaio é determinar a densidade máxima e umidade ótima de um solo compactado. Tais dados são muito importantes para projetos de engenharia que envolvam solos, tais como aterros, estradas, fundações e outros tipos de obras.
Para a realização do ensino de compactação, os seguintes passos devem ser realizados:
1. Amostragem: Uma amostra representativa do solo é coletada no local da obra, seguindo procedimentos específicos para assegurar sua representatividade;
2. Preparação da amostra: A amostra é levada ao laboratório e preparada para o ensaio. Em tal preparação, ocorre a remoção de materiais indesejáveis, como pedras e partículas grandes, e, posteriormente, a homogeneização da amostra;
3. Determinação do teor de umidade natural: Antes da compactação, é necessário determinar o teor de umidade natural da amostra. Isso é feito pesando-se uma porção da amostra e secando-a em estufa até que todo o teor de umidade seja removido. A diferença de massa antes e depois da secagem resulta na massa de água. Por sua vez, o quociente entre a massa de água e a massa de amostra seca resulta no teor de umidade;
4. Preparação da curva de compactação: São preparadas amostras de solo em diferentes níveis de compactação, levando em consideração diferentes teores de umidade. Cada amostra passa por um processo de compactação em camadas, utilizando um equipamento denominado compactador, onde uma energia de compactação padronizada é aplicada. A massa e o volume de cada amostra compactada são registrados;
5. Determinação da massa específica seca e teor de umidade: A partir dos valores de massa e volume de cada amostra compactada, calcula-se a massa específica seca do solo e o teor de umidade para cada teor de umidade utilizado na curva de compactação;
6. Determinação da curva de compactação: Os valores de massa específica seca e teor de umidade obtidos são plotados em um gráfico, resultando na chamada curva de compactação. Essa curva representa a relação entre o teor de umidade e a massa específica seca do solo compactado. A massa específica seca consiste no eixo da ordenada e o teor de umidade é marcado no eixo da abcissa;
7. Determinação da densidade máxima e umidade ótima: A partir da curva de compactação, é possível determinar a densidade máxima (massa específica seca máxima) e a umidade ótima do solo compactado, isto é, a umidade atrelada a massa especifica seca máxima. Esses valores representam as condições de compactação ideais para o solo em questão.
Visto isso e avaliando as afirmativas separadamente com base na NBR 7182 (ABNT, 2016), verifica-se que a única alternativa errada é a letra B. Em sua Tabela 1, a NBR 7182 (ABNT, 2016) fixa as seguintes energias de compactação para o cilindro pequeno:
- Energia normal: soquete pequeno, 3 camadas com 26 golpes por camada;
- Energia intermediária: soquete grande, 3 camadas com 21 golpes por camada;
- Energia modificada: soquete grande, 5 camadas com 27 golpes por camada.
As alternativas A, C, D e E apresentam afirmações corretas.
Gabarito do professor: letra B.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7182: Solo – Ensaio de compactação. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ensaio Proctor Normal
• Conhecido como ensaio de compactação
• utiliza o cilindro de 10 cm de diâmetro, altura de 12,73cm e volume de 1.000cm3 é submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5Kg e caindo de 30,5cm. Corresponde ao efeito de compactação com os equipamentos convencionais de campo.
• são obtidos, para uma determinada energia de compactação: A umidade ótima e o peso específico seco máximo.
O livro do Caputo (Mecânica dos Solos e suas Aplicações), no Capítulo 12 (Compactação dos Solos), no item 12.3 (Ensaios), o processo de realização dos ensaio é abordado de forma resumida, conforme os itens abaixo:
- Ensaio de Proctor: Determinação da umidade ótima e do peso específico máximo de um solo;
- Ensaio normal de Proctor: consiste em compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1000 cm³, em três camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete, pesando 2,5 kg, caindo de 30 cm de altura. O ensaio é repetido para diferente teores de umidade, determinando-se, para cada um deles, o peso específico aparente. Com os valores obtidos traça-se uma curva em que é possível determinar o peso específico máximo e a umidade ótima. Para o traçado da curva é conveniente a determinação de uns cinco pontos, procurando-se fazer com que dois deles se encontrem na zona seca, um próximo à umidade ótima e os outros dois na zona úmida.
- Ensaio modificado de Proctor: A amostra é campactada em 5 camadas sob a ação de 25 golpes de um peso de 4,5 kg caindo de 45 cm de altura.
Proctor normal são 3 camadas e 26 golpes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo