Segundo o texto, o Brasil investe pouco em saúde; assim, par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q321796 Português
Segundo o texto, o Brasil investe pouco em saúde; assim, para evitar um colapso no sistema público de saúde, é necessário ampliar a cobertura dos programas assistenciais e aumentar investimentos no setor.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta à questão se confirma entre as linhas 21 e 26.
Achei a questão controversa.
Primeiro, porque, na linha 13, fala-se que não há risco de colapso iminente.
Segundo, porque, entre as linhas 14 e 17, fala-se na possibilidade de restringir o acesso ao sistema às parcelas mais pobres da população, ou em transformá-lo em um sistema sem acesso universal.
Típica questão que vc acerta por intuição. Porque é sacanagem do examinador falar em colapso no SUS sendo que o texto afirma que não há esse risco iminente. 
Amigos, está TUDO no texto! Vejamos:

QUESTÃO: "
Segundo o texto, o Brasil investe pouco em saúde; assim, para evitar um colapso no sistema público de saúde, é necessário ampliar a cobertura dos programas assistenciais e aumentar investimentos no setor."

Por partes:

1) "o Brasil investe pouco em saúde"

TEXTO: Linha 24:
"Atualmente, a cobertura de atenção básica, por meio do programa Saúde da Família, alcança apenas 50% da população."

2) "para evitar um colapso no sistema público de saúde"

TEXTO:
Linha 13: "Não acredito que haja risco iminente de colapso do SUS, mas as escolhas que fizermos a partir de agora podem levar à [...] uma política mais DIRECIONADA a parcelas mais POBRES da população OU um sistema SEM acesso universal."

Não há um risco IMINENTE (PRESTES A OCORRER) de colapso do SUS, mas se fizermos escolhas "erradas" PODERÁ HAVER UM COLAPSO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE SIM, de acordo com a entrevistada!

3) "é necessário ampliar a cobertura dos programas assistenciais e aumentar investimentos no setor"

TEXTO: "
É preciso que haja uma ampliação sustentada, de modo a atingir 80% da população." E "Além disso, o Brasil precisa intensificar a formação de médicos especializados em medicina de família e comunidade."

;o)
Excelente comentário da Thais. Porém, não concordo com a justificativa da PARTE 1 do comentário (nem com o gabarito da Cespe).

Há uma diferença entre INVESTIR POUCO e NÃO INVESTIR O SUFICIENTE. O trecho "...alcança apenas 50% da população" confirma que os recursos não são suficientes.

Outro argumento: o orçamento da Saúde em 2012 foi de R$ 90 bilhões (NÃO É POUCO) porém isso representa aproximadamente 2% do PIB brasileiro (ISSO É POUCO). Concluindo, é uma questão relativa.

Típica questão da Cespe para não marcar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo