De acordo com o protocolo clínico de enfermagem da rede muni...
De acordo com o protocolo clínico de enfermagem da rede municipal de Florianópolis, a lesão por pressão é um dano na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, em resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A lesão por pressão estágio 2 caracteriza-se pela perda da pele em sua espessura total, ou seja, tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado e descolamento.
2. Os locais mais comuns de desenvolvimento de lesão por pressão são: temporal, occipital, orelhas, escápulas, processos espinhosos, ombros, cotovelos, sacro, cóccix, ísqueo, trocanteres, joelhos, maléolos, metatarsos, calcâ- neos e dedos.
3. Cuidados nutricionais (energético, proteico, sais minerais e hidratação), bem como indicação do uso de almofada de redistribuição da pressão para pessoas de mobilidade reduzida sentadas numa cadeira, são algumas das medidas de prevenção.
4. O uso de colchões de ar de pressão alternada com células pequenas (diâmetro <10 cm) e a aplicação de dispositivos em forma de anel/ argola e de aquecimento na pele como luvas, sacos de água quente e almofadas térmicas são altamente indicados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.