Em relação à técnica de citometria de fluxo, analise as afi...
1) Um citômetro de fluxo é um sistema constituído por 5 elementos: fonte de radiação, uma câmara de fluxo, unidades de filtros ópticos, fotodíodos ou fotomultiplicadores e uma unidade de processamento dos sinais. 2) A citometria de fluxo quando utilizada em células cancerígenas, analisa se há alterações na sua taxa normal de DNA . 3) A limitação da técnica de citometria é a impossibilidade da combinação de vários fluorocromos para diferenciação de subpopulações numa determinada população, correspondentes a diferentes níveis de funcionalidade das células (ativas ou em apoptose). 4) A citometria de fluxo possibilita analisar o conteúdo de DNA, mas há limitações em relação ao RNA. 5) Na técnica de citometria de fluxo, é possível definir qual a posição do ciclo celular na célula.
Estão corretas, apenas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - 1, 2 e 5.
A questão aborda a técnica de citometria de fluxo, uma metodologia amplamente utilizada na biologia celular e na medicina para análise de características físicas e químicas de células ou partículas em suspensão. Entender essa técnica requer conhecimento sobre os componentes do citômetro, suas aplicações e limitações.
Vamos analisar cada afirmativa:
1) Um citômetro de fluxo é um sistema constituído por 5 elementos: fonte de radiação, uma câmara de fluxo, unidades de filtros ópticos, fotodíodos ou fotomultiplicadores e uma unidade de processamento dos sinais.
Essa afirmativa está correta. Um citômetro de fluxo inclui esses elementos essenciais para a detecção e análise das células. A fonte de radiação (geralmente um laser) ilumina as células, a câmara de fluxo alinha as células para passar individualmente pelo feixe de luz, os filtros ópticos separam diferentes comprimentos de onda da luz emitida, e os fotodíodos ou fotomultiplicadores detectam esses sinais. Por fim, a unidade de processamento interpreta os dados.
2) A citometria de fluxo quando utilizada em células cancerígenas, analisa se há alterações na sua taxa normal de DNA.
Também correta. A citometria de fluxo pode medir o conteúdo de DNA, permitindo identificar anomalias na quantidade de DNA em células cancerígenas, o que é crítico para diagnósticos e estudos de proliferação celular.
3) A limitação da técnica de citometria é a impossibilidade da combinação de vários fluorocromos para diferenciação de subpopulações numa determinada população, correspondentes a diferentes níveis de funcionalidade das células (ativas ou em apoptose).
Essa afirmativa está incorreta. Uma das grandes vantagens da citometria de fluxo é justamente a capacidade de usar múltiplos fluorocromos para identificar e diferenciar subpopulações de células com base em vários marcadores simultaneamente. Isso permite análises detalhadas das funcionalidades celulares.
4) A citometria de fluxo possibilita analisar o conteúdo de DNA, mas há limitações em relação ao RNA.
Essa afirmativa está incorreta. Embora a citometria de fluxo seja mais frequentemente utilizada para analisar DNA, proteínas de superfície e outras características celulares, também é possível analisar RNA utilizando técnicas específicas de coloração e marcadores fluorocromos.
5) Na técnica de citometria de fluxo, é possível definir qual a posição do ciclo celular na célula.
Correto. A citometria de fluxo pode ser utilizada para determinar em que fase do ciclo celular uma célula se encontra, como G0/G1, S, ou G2/M, analisando o conteúdo de DNA e outras características.
Portanto, as afirmativas corretas são 1, 2 e 5, que correspondem à alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo