A fim de garantir melhores condições aos usuários, sejam el...
Leia as afirmações a seguir.
I – O esgoto primário é a parte da instalação que não tem contato com os gases da rede coletora pública ou fossa séptica, portanto são os aparelhos de utilização até a caixa sifonada.
II – Na elaboração de projeto hidráulico, no dimensionamento de uma caixa d’água utiliza-se um consumo médio de litros/dia por pessoa. Para uma residência o valor adotado para o consumo de água é de 150 litros por pessoa dia.
III – Para que uma caixa d’água esteja instalada existe ligações mínimas que devem ser feitas. Portanto, as tubulações mínimas necessárias são: Tubulação de entrada, Tubulação de distribuição, Tubulação de limpeza e extravasor.
IV – Na instalação de esgoto, a instalação do tubo de ventilação é para que os gases sejam dispersados na atmosfera e a instalação da caixa sifonada serve para separar o esgoto primário do esgoto secundário.
Com base nas afirmações, marque a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os sistemas prediais de água fria e quente (SPAFAQ) são constituídos por tubulações, reservatórios e outros elementos que objetivam abastecer os pontos de utilização de água de uma edificação. Atualmente, o projeto e execução de SPAFAQ é norteado pela norma técnica NBR 5626 (ABNT, 2020).
Por sua vez, a rede coletora de esgoto consiste no conjunto de tubulações e dispositivos responsáveis por, como o próprio nome sugere, coletar os efluentes domésticos e industriais e conduzi-los para estações de tratamento, onde o esgoto é tratado. Nesse contexto, a NBR 8160 (ABNT, 1999), intitulada "Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução", trata-se da norma brasileira que fixa exigências e recomendações para o projeto e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário.
Analisando as afirmativas separadamente com base em tais normas, verifica-se que:
- A afirmativa I está errada. A NBR 8160 (ABNT, 1999) define a instalação primária de esgoto como o “conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento". Por sua vez, a instalação secundária de esgoto trata-se do “conjunto de tubulações e dispositivos onde não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento";
- A afirmativa II está correta. A NBR 5626 (ABNT, 2020) estabelece que “o volume total de água reservado deve atender no mínimo 24 h de consumo normal no edifício e deve considerar eventual volume adicional de água para combate a incêndio quando este estiver armazenado conjuntamente." Para calcular o volume total necessário, multiplica-se o número de usuários pelo consumo diário por pessoa, o qual comumente é adotado como sendo de 150 litros por pessoa por dia;
- A afirmativa III está correta. A tubulação de entrada é a que alimenta o reservatório. Por sua vez, a tubulação de distribuição trata-se do conjunto de tubulações responsável por conduzir a água da caixa d'água até os pontos de consumo. Já a tubulação de limpeza é a responsável pelo esvaziamento do reservatório a fim de permitir sua limpeza e manutenção. Por fim, a tubulação de extravasão consiste no conjunto de componentes destinado a escoar o eventual excesso de água de reservatório quando é superado o nível de transbordamento;
- A afirmativa IV está correta. Em seu item 3.39, a NBR 8160 (ABNT, 1999) define o subsistema de ventilação como o “conjunto de tubulações ou dispositivos destinados a encaminhar os gases para a atmosfera e evitar que os mesmos se encaminhem para os ambientes sanitários". Por sua vez, a caixa sifonada trata-se da “caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto".
Portanto, as alternativas II, III e IV estão corretas. Logo, a alternativa D deve ser assinalada.
Gabarito do professor: letra D.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 5626: Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esgoto primário: canalização na qual tem acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.
Esgoto secundário: é parte da instalação à qual os gases e animais não tem acesso. São aparelhos e a canalização que vem antes dos desconectores (fecho hídrico). Deve ser lançado no primário por meio de um fecho hídrico, existentes na bacia sanitária, no ralo sifonado, na caixa de gordura e na caixa sifonada.
Portanto:
I – O esgoto (secundário) é a parte da instalação que não tem contato com os gases da rede coletora pública ou fossa séptica, portanto são os aparelhos de utilização até a caixa sifonada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo