Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q813132 Redação Oficial
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial. ( ) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular. ( ) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão. ( ) A frase: “Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária” está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere. ( ) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é “Digníssimo Senhor Fulano de Tal”. ( ) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República. ( ) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular.

 

(V) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão.

 

(V) A frase: “Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária” está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere.

 

(F) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é “Digníssimo Senhor Fulano de Tal”.

 

(V) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República.

 

(V) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

 

[Gab. A]

 

bons estudos

Algumas questões tentam induzir o candidato ao erro colocando como padrão oficiAL de linguagem.,. OficiAL está errado.

Fique atento e grave, o correto é sempre padrão CULTO da linguagem (Padrão OFICIO)

#segueofluxo

Complementando o comentário da colega Naiane:

 

"Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada."

 

Fonte: MRPR

-> Não existe um padrão oficial de linguagem.

-> O que existe é um padrão culto.

Questão Desatualizada!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo