“A sociedade burguesa de nosso período estava confiante e o...
(HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital, 1848- 1875. 32ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. Pág. 380)
No trecho acima, o historiador britânico Eric Hobsbawm faz referência à ascensão do modo de pensar científico e, num certo sentido, à submissão de outras formas de pensar à ciência. Várias são as razões para essa interpretação de Hobsbawn. Nesse sentido, assinale a alternativa em que as correntes filosóficas e os respectivos expoentes citados possuam a relação mais direta com a ascensão do pensamento sociológico no momento histórico abordado por Hobsbawn.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - O positivismo francês, associado a Augusto Comte e empirismo inglês, associado a John Stuart Mill.
Explicação:
A questão trata da ascensão do pensamento científico e da submissão de outras formas de pensar à ciência durante o período histórico discutido por Eric Hobsbawm. Para compreender e responder corretamente, o aluno deve ter conhecimento sobre as correntes filosóficas que influenciaram o desenvolvimento da sociologia e o contexto histórico da sociedade burguesa do século XIX.
A alternativa correta é a B, pois o positivismo e o empirismo estão diretamente ligados ao surgimento e consolidação da sociologia como ciência. Augusto Comte, considerado o pai do positivismo, propôs uma abordagem científica para o estudo da sociedade, enfatizando a importância da observação empírica e da sistematização do conhecimento. John Stuart Mill, associado ao empirismo, também contribuiu significativamente para o pensamento sociológico com sua defesa da ciência empírica e da metodologia científica na investigação social.
Justificativas das alternativas incorretas:
A - O racionalismo de Rene Descartes e o Idealismo de Hegel: Embora Rene Descartes e Hegel tenham sido filósofos influentes, suas correntes filosóficas (racionalismo e idealismo) não estão diretamente ligadas à ascensão do pensamento sociológico discutido no contexto da questão. Descartes focou na dúvida metódica e na razão como fonte de conhecimento, enquanto Hegel trabalhou com a dialética e a filosofia idealista.
C - A escolástica de Santo Agostinho e o existencialismo de Kierkegaard: A escolástica e o existencialismo são correntes filosóficas que não têm relação direta com a ascensão do pensamento científico e sociológico do século XIX. Santo Agostinho pertence à escolástica medieval, enquanto Kierkegaard é um precursor do existencialismo, que surge no século XX.
D - O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau e a filosofia política de Maquiavel: Embora importantes para a filosofia política e o desenvolvimento do pensamento político moderno, essas correntes e filósofos não estão diretamente relacionados com o avanço do pensamento sociológico científico discutido por Hobsbawm.
E - Pragmatismo de John Dewey e o Pós-Modernismo de Thomas Kuhn: O pragmatismo e o pós-modernismo são correntes filosóficas mais tardias, que surgem no final do século XIX e no século XX, respectivamente. Elas não são adequadas para explicar a ascensão do pensamento sociológico no período abordado por Hobsbawm (1848-1875).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo