“A sociedade burguesa de nosso período estava confiante e o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2094994 Sociologia
“A sociedade burguesa de nosso período estava confiante e orgulhosa de seus sucessos. Em nenhum outro campo da vida humana isso era mais evidente que no avanço do conhecimento, da “ciência”. Homens cultos do período não estavam apenas orgulhosos de suas ciências, mas preparados para subordinar todas as outras formas de atividade intelectual a elas. (...) Não era, de fato uma boa época para os filósofos. Mesmo no seu reduto tradicional, a Alemanha, não havia ninguém de estatura comparável para suceder às grandes figuras do passado. O próprio Hegel, visto como um “balão vazio” da filosofia alemã por seu antigo admirador francês, Hippolyte Taine (1828-1893), saíra de moda no seu país natal, e o modo pelo qual “os cansativos, pedantes e medíocres que agora davam o tom para o povo alemão” o tratavam, fez Marx, em 1960, “declarar-se publicamente um discípulo daquele grande pensador”. As duas tendências filosóficas dominantes subordinavam-se, elas mesmas, à ciência.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital, 1848- 1875. 32ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. Pág. 380)
No trecho acima, o historiador britânico Eric Hobsbawm faz referência à ascensão do modo de pensar científico e, num certo sentido, à submissão de outras formas de pensar à ciência. Várias são as razões para essa interpretação de Hobsbawn. Nesse sentido, assinale a alternativa em que as correntes filosóficas e os respectivos expoentes citados possuam a relação mais direta com a ascensão do pensamento sociológico no momento histórico abordado por Hobsbawn.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - O positivismo francês, associado a Augusto Comte e empirismo inglês, associado a John Stuart Mill.

Explicação:

A questão trata da ascensão do pensamento científico e da submissão de outras formas de pensar à ciência durante o período histórico discutido por Eric Hobsbawm. Para compreender e responder corretamente, o aluno deve ter conhecimento sobre as correntes filosóficas que influenciaram o desenvolvimento da sociologia e o contexto histórico da sociedade burguesa do século XIX.

A alternativa correta é a B, pois o positivismo e o empirismo estão diretamente ligados ao surgimento e consolidação da sociologia como ciência. Augusto Comte, considerado o pai do positivismo, propôs uma abordagem científica para o estudo da sociedade, enfatizando a importância da observação empírica e da sistematização do conhecimento. John Stuart Mill, associado ao empirismo, também contribuiu significativamente para o pensamento sociológico com sua defesa da ciência empírica e da metodologia científica na investigação social.

Justificativas das alternativas incorretas:

A - O racionalismo de Rene Descartes e o Idealismo de Hegel: Embora Rene Descartes e Hegel tenham sido filósofos influentes, suas correntes filosóficas (racionalismo e idealismo) não estão diretamente ligadas à ascensão do pensamento sociológico discutido no contexto da questão. Descartes focou na dúvida metódica e na razão como fonte de conhecimento, enquanto Hegel trabalhou com a dialética e a filosofia idealista.

C - A escolástica de Santo Agostinho e o existencialismo de Kierkegaard: A escolástica e o existencialismo são correntes filosóficas que não têm relação direta com a ascensão do pensamento científico e sociológico do século XIX. Santo Agostinho pertence à escolástica medieval, enquanto Kierkegaard é um precursor do existencialismo, que surge no século XX.

D - O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau e a filosofia política de Maquiavel: Embora importantes para a filosofia política e o desenvolvimento do pensamento político moderno, essas correntes e filósofos não estão diretamente relacionados com o avanço do pensamento sociológico científico discutido por Hobsbawm.

E - Pragmatismo de John Dewey e o Pós-Modernismo de Thomas Kuhn: O pragmatismo e o pós-modernismo são correntes filosóficas mais tardias, que surgem no final do século XIX e no século XX, respectivamente. Elas não são adequadas para explicar a ascensão do pensamento sociológico no período abordado por Hobsbawm (1848-1875).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo