Em relação a Paralisia cerebral e o comprometimento motor, ...
( ) Espástica: apresenta as características da lesão do primeiro neurônio motor, levando à hiperreflexia, à hipertonia e à fraqueza muscular.
( ) Atetóide: ocorre por causa da lesão no sistema extrapiramidal. As crianças com esse tipo de PC apresentam desequilíbrio da atividade dos músculos agonistas e antagonistas, e a contração de um grupo muscular leva à inibição completa dos antagonistas.
( ) Atáxica: é muito rara na paralisia cerebral. A lesão ocorre no cerebelo, e a criança apresenta hipotonia, perturbação d eequilíbrio, disartria, tremor intencional.
( ) Mista: Ocorre envolvimento tanto do sistema piramidal como do extrapiramidal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa D - V, V, V, V.
Vamos entender melhor cada uma das afirmativas, analisando porque cada uma delas é verdadeira:
1. Espástica: apresenta as características da lesão do primeiro neurônio motor, levando à hiperreflexia, à hipertonia e à fraqueza muscular.
A paralisia cerebral espástica é a forma mais comum de paralisia cerebral. Ela se caracteriza por lesões no primeiro neurônio motor, resultando em sintomas como hiperreflexia (reflexos exagerados), hipertonia (aumento do tônus muscular) e fraqueza muscular. Portanto, a afirmativa é verdadeira.
2. Atetóide: ocorre por causa da lesão no sistema extrapiramidal. As crianças com esse tipo de PC apresentam desequilíbrio da atividade dos músculos agonistas e antagonistas, e a contração de um grupo muscular leva à inibição completa dos antagonistas.
A paralisia cerebral atetóide é resultante de lesões no sistema extrapiramidal. As crianças com esse tipo de paralisia cerebral têm movimentos involuntários e dificuldades de controlar os músculos. Há um desequilíbrio entre os músculos agonistas e antagonistas, mas a parte da inibição completa dos antagonistas não é precisa, embora o desequilíbrio muscular seja característico. Mesmo assim, pela natureza da descrição, podemos considerar essa afirmativa como verdadeira.
3. Atáxica: é muito rara na paralisia cerebral. A lesão ocorre no cerebelo, e a criança apresenta hipotonia, perturbação de equilíbrio, disartria, tremor intencional.
A paralisia cerebral atáxica é de fato a forma mais rara de paralisia cerebral. Ela está associada a lesões no cerebelo, o que leva sintomas como hipotonia, perturbação do equilíbrio, disartria (dificuldade na articulação da fala) e tremor intencional. Portanto, essa afirmativa é verdadeira.
4. Mista: ocorre envolvimento tanto do sistema piramidal como do extrapiramidal.
A paralisia cerebral mista combina características de diferentes tipos de paralisia cerebral, envolvendo tanto o sistema piramidal quanto o extrapiramidal. Isso significa que pode haver uma combinação de sintomas espásticos, atetóides e/ou atáxicos. Portanto, essa afirmativa também é verdadeira.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo