A Sociologia é uma ciência que surgiu em meados do século X...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095004 Sociologia
A Sociologia é uma ciência que surgiu em meados do século XIX na Europa em um contexto histórico, político, social e cultural específico de grandes transformações, ocasionado pelas Revoluções Industrial e Francesa que transformou a sociedade do período um verdadeiro "caos". Considerando que os fenômenos sociais, antes do seu surgimento, eram explicados também pelo senso comum, assinale a alternativa que apresenta informações sobre a Sociologia enquanto conhecimento científico. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Fundamenta-se em explicações racionais e sistemáticas da realidade, dos fenômenos sociais.

A Sociologia é uma ciência que surgiu no século XIX em um contexto de grandes transformações sociais, políticas e econômicas, principalmente devido às Revoluções Industrial e Francesa. Esses eventos alteraram profundamente a estrutura da sociedade, criando novas condições de vida e trabalho, bem como novas formas de relações sociais. Nesse cenário, a Sociologia emergiu como uma forma de entender e explicar esses novos fenômenos de uma maneira racional e sistemática.

A alternativa A está correta porque a Sociologia, enquanto ciência, busca explicar a realidade e os fenômenos sociais através de métodos racionais e sistemáticos. Isso significa que os sociólogos utilizam teorias, hipóteses, observações e análises para compreender a sociedade. Diferente do senso comum, que se baseia em percepções e opiniões individuais, a Sociologia utiliza métodos científicos para obter conclusões mais objetivas e gerais.

Alternativas incorretas:

B - É superficial e baseia-se em experiências do cotidiano dos diferentes grupos humanos.

Essa alternativa está incorreta porque descreve mais uma característica do senso comum do que da Sociologia científica. A Sociologia não é superficial; pelo contrário, ela busca compreender profundamente os fenômenos sociais através de métodos rigorosos e sistemáticos.

C - É um tipo de conhecimento transmissível ao longo das gerações, subjetivo e baseado em opiniões.

Esta alternativa também está incorreta. Embora a Sociologia seja transmissível e acumulativa (o conhecimento sociológico pode ser passado e aprimorado ao longo das gerações), ela não se baseia em opiniões subjetivas, mas em métodos científicos e objetividade. O conhecimento científico em Sociologia é baseado em evidências e análises metódicas.

D - Baseia-se em opiniões pessoais, sem comprovação científica.

A Sociologia, enquanto ciência, não se baseia em opiniões pessoais. Pelo contrário, ela se fundamenta em métodos científicos rigorosos, incluindo observação, experimentação e análise de dados. Portanto, esta alternativa está incorreta.

E - Fundamenta-se pela observação e pelo aprendizado cotidiano dos fenômenos sociais.

Embora a observação seja uma parte importante da metodologia sociológica, dizer que a Sociologia se fundamenta apenas pelo aprendizado cotidiano dos fenômenos sociais é insuficiente. A observação em Sociologia é sistemática e rigorosa, diferentemente do aprendizado cotidiano que é mais informal e não científico. Portanto, esta alternativa também está incorreta.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o nascimento da Sociologia e o que caracteriza essa disciplina como uma ciência. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social. Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo