A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2398863 Saúde Pública

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas - 2/5 da população mundial - estão sob risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em consequência da doença. As epidemias de dengue determinam uma importante carga aos serviços de saúde e à economia dos países. Apesar de poucos estudos existentes sobre o tema, um recente trabalho realizado em oito países do continente americano e asiático, incluindo o Brasil, demonstrou que o custo das epidemias ocorridas nesses países foi de cerca de U$ 1,8 bilhão, somente com despesas ambulatoriais e hospitalares, sem incluir os custos com as atividades de vigilância, controle de vetores e mobilização da população.

-

Fonte: Brasil, 2009.

-

Dessa forma, levando-se em consideração as diretrizes nacionais estabelecidas para a prevenção e controle da dengue, julgue os itens como V, para verdadeiros, ou F, para falsos:

-

I.(__)As diretrizes deverão ser utilizadas na elaboração e/ou adequação das estratégias estaduais e municipais, orientando a organização e o desenvolvimento da rotina das atividades de prevenção e controle da dengue no âmbito do sistema de saúde.

II.(__)As diretrizes deverão ser utilizadas para a confecção de estratégias estaduais, regionais e municipais de contingenciamento quando tiver a introdução e circulação de novo sorotipo na região.

III.(__)As diretrizes deverão ser utilizadas para a confecção de estratégias estaduais, regionais e municipais de contingenciamento nos municípios de maior porte, com número de casos acima do esperado, de acordo com o diagrama de controle que deve-se levar em consideração o número de casos por região administrativa local.

-

Após análise, marque a alternativa CORRETA no cenário de um período epidêmico.

Alternativas