O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em novembr...
O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em novembro de 2015, que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues, é o maior desastre do gênero da história mundial devido ao volume de rejeitos despejados, cerca de 50 a 60 milhões de metros cúbicos.
Assinale a opção que indica, no longo prazo, o impacto ambiental mais preocupante.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - A presença de metais pesados.
Vamos entender melhor essa questão, que aborda o desastre ambiental ocorrido devido ao rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em 2015, em Bento Rodrigues, Minas Gerais. Este evento é um exemplo trágico do impacto que atividades humanas podem ter sobre o meio ambiente.
O enunciado pede para identificar qual o impacto ambiental mais preocupante no longo prazo. Para responder a essa pergunta, precisamos considerar os diferentes aspectos do ecossistema afetado e a persistência dos impactos ao longo do tempo.
Alternativa D - A presença de metais pesados:
Metais pesados, como mercúrio, chumbo, arsênio, entre outros, são altamente tóxicos e podem causar graves danos à saúde humana e aos ecossistemas. Eles são persistentes no meio ambiente, não se decompõem facilmente e podem bioacumular-se na cadeia alimentar, afetando tanto organismos aquáticos como terrestres. Este impacto é considerado o mais preocupante no longo prazo porque a remediação é complexa e demorada, e os efeitos podem ser sentidos por décadas.
Alternativa A - O desaparecimento do plâncton:
Embora a perda de plâncton seja um impacto ambiental sério, especialmente porque eles são a base da cadeia alimentar aquática, o plâncton tende a se recuperar mais rapidamente comparado com outros danos ambientais. Assim, essa alternativa não representa o impacto mais preocupante no longo prazo.
Alternativa B - A turbidez da água:
O aumento da turbidez afeta a qualidade da água e pode prejudicar os organismos aquáticos, dificultando a penetração da luz e a fotossíntese das plantas aquáticas. No entanto, a turbidez pode ser mitigada com o tempo, através de processos naturais de sedimentação e ações de remediação, tornando-se um problema de curto a médio prazo.
Alternativa C - A potabilidade da água:
A potabilidade da água é diretamente afetada pela presença de contaminantes, incluindo metais pesados. Contudo, a potabilidade é uma consequência dos contaminantes presentes na água e, portanto, a alternativa D cobre de maneira mais abrangente a principal causa dos problemas de potabilidade.
Alternativa E - O acúmulo de sedimentos no leito dos rios:
O acúmulo de sedimentos pode alterar drasticamente o habitat aquático, afetando a fauna e a flora locais. No entanto, esse impacto pode ser parcialmente mitigado ao longo do tempo com ações de dragagem e restauração dos cursos d'água, sendo também considerado um problema de médio prazo.
Portanto, a presença de metais pesados representa o impacto mais preocupante no longo prazo devido à sua toxicidade, persistência e dificuldade de remediação, justificando a escolha da alternativa D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A longo prazo os metais pesados passarão através da cadeia ou teia alimentar e se acumularão nos tecidos dos organismo, sendo que a cada nível trófico há tendência das quantidades de metais aumentarem. A curto prazo, como vimos, a quantidade de sedimentos (lama) penetraram nas guelras dos peixes e os asfixiam, gerando a mortandade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo