Analise as proposições a seguir. Em seguida, assinale a alt...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão
A questão aborda o uso correto da pontuação em frases complexas e a substituição de termos sem alterar o sentido original do texto. Para resolvê-la, é necessário ter um bom conhecimento das regras de concordância e referência pronominal, além do entendimento das razões de acentuação gráfica em palavras.
Alternativa Correta: D
Apenas a proposição IV está correta. A análise de cada proposição é a seguinte:
Proposição I: Em: “Já a família indo-europeia tem 426 idiomas catalogados, mas é falada por quase 3 bilhões de pessoas”, a substituição de “a família indo-europeia” por “o grupo indo-europeu” não alteraria a correção do período em termos de gênero. Contudo, “família” e “grupo” podem ter diferentes conotações, e a substituição indiscriminada pode, sim, alterar o sentido semântico e não é apenas uma questão de concordância.
Proposição II: Em: “A família com mais línguas é a Niger-Congolesa, que tem mais de 1.510 idiomas registrados, e 382 milhões de falantes”, a vírgula antes de “e” não é opcional. Neste caso, a vírgula está separando orações coordenadas, mas a presença do “e” geralmente dispensa a vírgula, exceto em casos específicos, como em listas de itens.
Proposição III: As palavras “elas” e “ela” referem-se, respectivamente, aos termos “teorias” e “língua”, e não “origem”. Portanto, esta proposição está incorreta.
Proposição IV: As palavras “Cáspio” e “Rússia” são acentuadas pela mesma razão: são palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente e vogal, respectivamente. Ambas seguem as regras de acentuação gráfica para paroxítonas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PAROXÍTONA - TERMINADA EM DITONGO!
Não entendi por que a II está errada, ao meu ver não há incorreção no período se retirar aquela vírgula.
Alguém sabe?
Ian Batista, a II está incorreta porque se a vírgula for retirada a oração passará de uma Subordinada Adjetiva Explicativa para uma Subordinada Adjetiva Restritiva.
Thiago Candido mas a questão de ser adjetiva restritiva ou explicativa é que a explicativa se refere ao todo, enquanto a restritiva apenas a uma parte, certo?
Se for retirada a vírgula final em “A família com mais línguas é a NigerCongolesa, que tem mais de 1.510 idiomas registrados, e 382 milhões de falantes” a frase continuaria se referindo à família NigerCongolesa, não? Estou confundindo algo?
GABARITO LETRA D
II - A VÍRGULA É OBRIGATÓRIA (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA) -> SE OCORRESSE A SUPRESSÃO DA VÍRGULA A ALTERNATIVA FICARIA COM UM SENTIDO RESTRITIVO (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA)
IV - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo