“A teoria feminista pode ser compreendida como um sistema d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095015 Sociologia
“A teoria feminista pode ser compreendida como um sistema de ideias geral e de amplo alcance sobre a vida social e sobre as experiências humanas compreendidas a partir de uma perspectiva centrada nas mulheres. Certamente, pelo fato da origem das “teorias de gênero” ter emergido no movimento feminista, a categoria “gênero” ficou fortemente associada exclusivamente às mulheres, prestando-se a distorções conceituais e analíticas. Consagrou-se, pois, um “campo de estudos”, com significativas repercussões e desafios contínuos. O termo “gênero” avançou para além da teoria feminista. ” (SOUZA, Márcio. Teoria feminista de gênero no brasil: apontamentos sobre um debate. Revista Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 11 n. 1 jan/junh. 2016, p.105). A partir do excerto e seus conhecimentos sobre Teoria Feminista: gênero e cultura, assinale a única alternativa INCORRETA:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta e as incorretas.

A alternativa INCORRETA é a B. A seguir, vamos explicar o porquê e também comentar as outras alternativas.

Alternativa B: "A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabeleceu que cada partido deve preencher um percentual mínimo de 20% de candidaturas femininas entre seus candidatos em eleições proporcionais."

Essa alternativa está incorreta porque a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que cada partido ou coligação deve reservar no mínimo 30% e no máximo 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições proporcionais, e não 20% como indicado na alternativa.

Alternativa A: "Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, comuns em sociedades machistas, marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro."

Essa alternativa está correta. O feminicídio é, de fato, o assassinato de uma mulher por razões de gênero, frequentemente motivado por ódio e discriminação presentes em sociedades machistas. No Brasil, esse crime está tipificado na legislação.

Alternativa C: "A gestão sobre o próprio corpo ainda é parte da agenda política do movimento de mulheres e fonte de conflitos, até o momento, como, por exemplo, na proposta de descriminalização do aborto."

Essa alternativa está correta. A autonomia corporal e a descriminalização do aborto continuam sendo pautas importantes e controversas dentro do movimento feminista e da política pública.

Alternativa D: "Mulheres que trabalham no setor privado – qualquer que seja o ramo da empresa em questão – têm direito a 120 dias de licença maternidade. Isso só muda caso a empresa participe do Programa Empresa Cidadã. Nesse caso, podem ser adicionados mais 2 meses de licença-maternidade."

Essa alternativa está correta. A legislação brasileira garante 120 dias de licença-maternidade para mulheres no setor privado, podendo ser estendida para 180 dias se a empresa fizer parte do Programa Empresa Cidadã, conforme a Lei nº 11.770/2008.

Alternativa E: "A Lei Maria da Penha classifica os tipos de violência contra a mulher, tais como: Violência patrimonial: entendida como qualquer comportamento que configure controle forçado, destruição ou subtração de bens materiais, documentos e instrumentos de trabalho."

Essa alternativa está correta. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) de fato inclui a violência patrimonial como uma das formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, definindo-a como qualquer ato que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus bens, documentos e direitos.

Espero ter ajudado a esclarecer a questão! Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errada: B

"A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabeleceu que cada partido deve preencher um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos"

"A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabeleceu que cada partido deve preencher um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo