A Cetoacidose Diabética (CAD) representa a descompensação ag...
A Cetoacidose Diabética (CAD) representa a descompensação aguda mais grave em crianças e adolescentes diabéticos. A CAD pode ser definida como um conjunto de alterações clínico-laboratoriais decorrentes da insuficiente ação insulínica e da concomitante hipersecreção dos hormônios contrarreguladores da insulina em resposta a alguma situação de estresse. Considerando o tema em comento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os principais sintomas da CAD são: polidipsia; poliúria; noctúria; polifagia; anorexia; náuseas e vômitos; dor abdominal; e, perda ponderal.
( ) Na admissão ao serviço de urgência, as principais alterações presentes no exame físico de crianças e adolescentes com CAD incluem hálito cetônico, rubor facial, desidratação, taquicardia, hipotensão, redução da perfusão periférica, hiperventilação (respiração de Kussmaul) e dor abdominal.
( ) Inicialmente, a terapêutica hidroeletrolítica tem por objetivo a reparação intravascular. Nessa fase, deve ser administrado soro fisiológico (SF) no volume de 40 mL/kg, infundido por 60 a 120 minutos.
A sequência está correta em