Os dois pontos que seguem o verbo "espantar" contribuem par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q892839 Português

Considere o fragmento abaixo para responder a questão abaixo.


“Nos sete primeiros assaltos, Raul foi duramente castigado.

Não era de espantar: estava inteiramente fora de forma.

(1º§)

Os dois pontos que seguem o verbo "espantar" contribuem para a coesão textual e poderiam ser substituídos por um conectivo de valor:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra A - causal.

Vamos analisar a questão e entender os motivos para essa escolha.

No fragmento fornecido: “Nos sete primeiros assaltos, Raul foi duramente castigado. Não era de espantar: estava inteiramente fora de forma.”, os dois pontos após o verbo "espantar" introduzem uma explicação ou justificativa para o fato de Raul ter sido castigado. Em outras palavras, os dois pontos estão indicando a causa do fato mencionado anteriormente (Raul ser duramente castigado).

Portanto, os dois pontos podem ser substituídos por um conectivo de valor causal, como "pois" ou "porque". Veja como ficaria a frase com essa substituição: “Nos sete primeiros assaltos, Raul foi duramente castigado. Não era de espantar porque estava inteiramente fora de forma.”

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Letra B - concessivo: Conectivos concessivos introduzem uma ideia de concessão ou contraste, como “embora” ou “apesar de”. No contexto fornecido, não há uma ideia de concessão, mas sim de explicação. Portanto, essa alternativa é incorreta.

Letra C - consecutivo: Conectivos consecutivos indicam uma consequência, como “de modo que” ou “portanto”. No trecho dado, a segunda oração não está indicando uma consequência da primeira, mas sim explicando o motivo pelo qual Raul foi castigado. Assim, essa alternativa também não é adequada.

Letra D - condicional: Conectivos condicionais indicam uma condição, como “se” ou “caso”. Novamente, no trecho fornecido, não há uma condição sendo estabelecida entre as orações, mas sim uma justificativa, tornando essa alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Toda causa tem "Porque" e toda consequência tem um "Por Isso".

Não era de espantar, pois/porque/já que estava inteiramente fora de forma.” =  Causal, gabarito A

GABARITO: A

"Não era de espantar JÁ QUE estava inteiramente fora de forma.” 

Por conseguinte, por consequência, como resultado, por causa de, por isso, em virtude de, de fato, assim, com efeito, tão (tamanho, tanto)… que, porquanto, porque, pois, uma vez que, já que, como (valor de porque), visto que, portanto, que (valor de porque), logo, de tal sorte que, haja vista, de tal forma que.

casual - equivale a porque, com (início do período), pois que, visto que, uma vez que...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo