O futuro do pretérito também é usado pelos meios de comunica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q395959 Português
O futuro do pretérito também é usado pelos meios de comunicação para introduzir um argumento sem responsabilizar-se por ele. [...] É como se os fatos se narrassem a si mesmos, sem interferência do locutor. O jornalista não se compromete, não assume a responsabilidade do fato noticiado: quem o afirma é “alguém”, alguma fonte autorizada, enfim, outra voz introduzida no discurso (não sou eu que o digo, ouvi dizer, alguém falou).

Em todas as alternativas, emprega-se recurso com a mesma função assumida pelo futuro do pretérito, tal como descrito no texto, EXCETO:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA LETRA A.

JUSTIFICATIVA:Todos os itens são casos de polifonia(autor se isenta de responsabilidades e por isso as atribuem a outras pessoas),o que não ocorre na letra A ,pois é a própria pessoa que fala é que supõe.

POLIFONIA=VEIO DE OUTRA FONTE.

"SUPOSTO", "ALEGADAS", "AO QUE PARECE" = hipótese, não concreto

a) Pudessem: Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.


Não entendi muito bem a questão e, a alternativa "a", foi a minha única certeza.

Nesta modalidade polifônica todo personagem atua livremente, com ponto de vista, voz e postura pessoais, no contexto em que estão inseridos.

GABARITO: A (pessoalidade)

o próprio enunciado explica que ele quer inferir das alternativas aquela que NÃO SEJA impessoal, ou seja, uma frase que tenha "responsabilidade" de quem fala ou escreve:

A-Nunca tinha suposto que tais coisas pudessem acontecer tão inesperadamente. (ELE mesmo nunca tinha suposto tais coisas).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo