O povoamento do território goiano por paulistas e portugues...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No século XVI começam as primeiras bandeiras e entradas em busca do ouro e aprisionamento dos índios. Em 1722 o bandeirante, Bartolomeu Bueno, o Anhanguera, acha a primeira jazida de ouro em Goyaz. O Anhanguera funda o Arraial de Santana, que originou Vila Boa e hoje é a Cidade de Goiás; no período minerador a sociedade é urbana e negra. Goyaz fazia parte da Capitania de São Paulo (São Vicente).
A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, entre os paulistas e os forasteiros.
Os bandeirantes paulistas, derrotados, se estabelecem nas regiões de Goiás e Mato Grosso, onde descobrem outras minas de ouro.
A descoberta do ouro em Goiás aconteceu em 1725, após a guerra das emboabas.
GABARITO A)
O pontapé da história de Goiás se deu com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo, em busca de ouro, no final do século XVII e início do século XVIII. O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo