Acerca dos conceitos de hardware, do Microsoft Word 2013 e...
Acerca dos conceitos de hardware, do Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 8.1, julgue o item.
O barramento PCI Express não suporta a instalação de placas aceleradoras gráficas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O barramento de dados identifica a tecnologia, e consequentemente a velocidade e os recursos disponíveis para a placa conectada nele.
O barramento PCI Express é uma evolução do barramento PCI, e permite a instalação de placas aceleradoras gráficas (GeForce, por exemplo).
Gabarito: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PCI-Express (ou PCIe) é o nome dado ao barramento encontrado em placas-mãe, usado como entrada para placas de expansão gráfica, de som e rede.
PCI Express é o nome dado a barramentos da placa-mãe que servem como entradas para placas de expansão (como placas de vídeo, som e rede) e realizam a transmissão de dados para o computador.
Existem três tipos de PCIe (nome alternativo do barramento), sendo que um quarto deve ser lançado nos próximos anos. A diferença entre eles é a velocidade de trafego de dados. Caso você utilize uma placa de vídeo indicada para PCI Express 3.0 em uma 2.0, ela funcionará, mas seu desempenho não será tão bom.
PCI-Express 1.0
Primeiro modelo, lançado em 2004. Contando com 16 caminhos de transmissão de dados (16x), um slot PCI-Express pode realizar o tráfego de até 4 GB/s.
PCI-Express 2.0
Lançado em 2007, o tipo de barramento mostrou um aumento de desempenho e envio de dados, o que para placas gráficas, por exemplo, é muito importante. Com 16x, slots PCI-Express 2.0 alcançam até 8 GB/s, podendo chegar até 16 GB/s caso seja um conector 32x.
PCI-Express 3.0
PCI-Express 3.0 é o modelo mais recente e apresenta a maior velocidade alcançada por faixa de dados até o momento (1 GB/s), podendo chegar até 16 GB/s. A primeira placa gráfica a utilizar o potencial do barramento foi a Radeon HD 7970, da AMD, lançada em janeiro de 2012.
PCI Express 4.0
Foi anunciado em novembro de 2011 que o desenvolvimento de slots PCI Express 4.0 havia sido iniciado e que ele agora teria uma taxa de transmissão de 2 GB/s por faixa. Isso possibilitaria uma transmissão de 32 GB/s em slots 16x. Placas com PCI Express 4.0 devem ser lançadas entre 2014 e 2015.
Alguns tipos de barramentos :
Barramento SATA (Serial ATA)
Esse barramento utiliza tecnologia superior ao barramento PATA (IDE). Ele possui maior velocidade de transmissão de dados. A primeira versão do SATA (SATA-I) possui taxa de transferência de 150MB/s. Na sua prova, podem aparecer os seguintes sinônimos: SATA I, SATA 150, SATA 1.0 ou SATA 1,5 Gb/s.
O SATA II (SATA 2.0, SATA 300 ou SATA 3Gb/s) possui o dobro da velocidade do SATA I, ou seja, 300 MB/s.
Barramento IDE
Além de HDs, o barramento IDE é utilizado para conectar drives de CD/DVD. O barramento IDE também é chamado de PATA (Parallel ATA) ou simplesmente ATA. As interfaces mais atuais possuem velocidade de: 66 MB/s (ATA-5 ou ATA/66), 100 MB/s (ATA-6 ou ATA/100) e 133MB/S (ATA-7 ou ATA/133).
A conexão de um dispositivo ao barramento IDE é realizada através de um cabo flat e do slot IDE. O cabo flat é conectado ao dispositivo em uma extremidade e na outra ele é conectado ao slot IDE.
O PCI é um barramento de 32 bits, que opera a 33 MHz, resultando em uma banda total de 133 MB/s, compartilhada entre todos os periféricos ligados a ele. O PCI trouxe recursos inovadores (para a época), como o suporte a plug-and-play e bus mastering e, comparado com os barramentos antigos, ele é relativamente rápido. O grande problema é que ele surgiu no começo da era Pentium, quando os processadores ainda trabalhavam a 100 MHz. Hoje em dia temos processadores quad-core se aproximando da casa dos 4 GHz e ainda assim ele continua sendo usado, com poucas melhorias.
canal USB
O canal USB (Universal Serial Bus) baseia-se, como seu nome indica, numa arquitetura de tipo . No entanto, é um interface de entrada/saída muito mais rápida do que as portas série padrão. A arquitetura de série foi utilizada para este tipo por duas razões principais: oferece ao usuário velocidade muito mais elevada do que a interface paralela, já que não suporta frequências muito altas (na arquitetura de alta velocidade, os bits que circulam por cada fio chegam atrasados, provocando erros), e os cabos série são bem mais baratos que os cabos paralelos.
#força! nãodesista!!!!
Para os não assinantes: Gab. Errado
que diaxo é isso?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo