No que se refere aos diagnósticos de enfermagem no pós-opera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q924890 Enfermagem
No que se refere aos diagnósticos de enfermagem no pós-operatório de cirurgia do aparelho respiratório, em Unidade de Terapia Intensiva, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa CORRETA é a Alternativa A.

Explicação do Tema: A questão aborda os diagnósticos de enfermagem no pós-operatório de cirurgias do aparelho respiratório em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É essencial entender que o pós-operatório de cirurgias no aparelho respiratório pode envolver diversas complicações e diagnósticos específicos. O enfermeiro precisa estar atento a problemas como a troca gasosa, mobilidade física, dor, e complicações relacionadas a ventilação mecânica.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa A: Mobilidade física prejudicada do ombro e braço afetado, relacionada à ferida cirúrgica e à presença de drenos torácicos. Esta alternativa está correta porque, após cirurgias do aparelho respiratório, é comum que a presença de drenos torácicos e a ferida cirúrgica limitem a mobilidade do paciente. O enfermeiro deve identificar e tratar esta limitação para evitar complicações adicionais, como a rigidez muscular e a dor.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Déficit de volume hídrico devido à perda de sangue excessiva durante a cirurgia. Embora a perda de sangue possa ocorrer em cirurgias, o déficit de volume hídrico não é um diagnóstico específico do pós-operatório de cirurgias do aparelho respiratório. Este é um diagnóstico mais geral que pode ocorrer em qualquer cirurgia, não sendo específico para o contexto de UTI de uma cirurgia do aparelho respiratório.

Alternativa C: Troca gasosa prejudicada relacionada à utilização de aparelhos de ventilação mecânica. A troca gasosa prejudicada pode ocorrer, mas não é geralmente causada pelo uso de ventilação mecânica. A ventilação mecânica é uma intervenção para melhorar a troca gasosa. Problemas na troca gasosa podem ocorrer devido a outras razões, como atelectasia ou infecção pulmonar.

Alternativa D: Padrão respiratório ineficaz devido ao uso de ventilação mecânica. O uso de ventilação mecânica é para corrigir um padrão respiratório ineficaz, não é a causa dele. Problemas no padrão respiratório são frequentemente a razão pela qual a ventilação mecânica é necessária, não uma consequência dela.

Alternativa E: Dor no local da cirurgia devido ao tempo cirúrgico. Embora a dor no local da cirurgia seja uma preocupação, ela não é especificada pelo "tempo cirúrgico". A dor pós-operatória é uma preocupação válida, mas a alternativa não está bem formulada para explicar o contexto específico do pós-operatório de cirurgias do aparelho respiratório em uma UTI.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A cirurgia é no aparelho respiratorio ou ombro e braço????? Pode me explicar a relação...,

Mobilidade física prejudicada do ombro e braço afetado, relacionada à ferida cirúrgica e à presença de drenos torácicos;

A alternativa A está CORRETA:

“Mobilidade física prejudicada do ombro e braço afetado, relacionada à ferida cirúrgica e à presença de drenos torácicos.”

Justificativa:

No pós-operatório de cirurgias do aparelho respiratório, especialmente as que envolvem o tórax, é comum que o paciente apresente mobilidade física prejudicada. Isso pode ocorrer devido à dor, limitação pela ferida cirúrgica, presença de drenos torácicos, ou até medo de movimentar-se e causar dor ou deslocamento dos dispositivos. Este diagnóstico é um problema frequentemente observado no cuidado intensivo.

Análise das outras alternativas:

B. Déficit de volume hídrico devido à perda de sangue excessiva durante a cirurgia.

Incorreta. Apesar de a perda sanguínea ser uma possibilidade durante a cirurgia, o diagnóstico de enfermagem seria mais específico, como risco de déficit de volume de líquidos, e depende do volume efetivamente perdido.

C. Troca gasosa prejudicada relacionada à utilização de aparelhos de ventilação mecânica.

Incorreta. A ventilação mecânica auxilia na troca gasosa, a menos que haja complicações, como secreções ou colapso pulmonar. A troca gasosa prejudicada estaria mais relacionada a fatores como insuficiência respiratória ou edema pulmonar.

D. Padrão respiratório ineficaz devido ao uso de ventilação mecânica.

Incorreta. A ventilação mecânica visa melhorar o padrão respiratório, e um padrão ineficaz estaria mais relacionado a problemas como dor, ansiedade ou desconforto do paciente com o equipamento.

E. Dor no local da cirurgia devido ao tempo cirúrgico.

Incorreta. O diagnóstico mais adequado seria dor aguda relacionada à incisão cirúrgica, mas o “tempo cirúrgico” não é o principal fator para dor pós-operatória.

Portanto, a alternativa correta é a A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo