O trecho "os que pensam assim" (l.16-17) retoma, por coesão,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15304 Português
Imagem 001.jpg

Considerando a argumentação do texto acima bem como as
estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
O trecho "os que pensam assim" (l.16-17) retoma, por coesão, o referente de "muitos" (l.8), bem como o sujeito implícito da oração "dão mais valor a um modelo de desenvolvimento" (l.13-14).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise do item, é essencial compreender a conexão coesiva entre as expressões utilizadas no texto. A expressão "os que pensam assim" retoma o grupo de indivíduos mencionado anteriormente como "muitos". Em outras palavras, o termo "os que pensam assim" está ligado coesivamente ao sujeito oculto na frase "dão mais valor a um modelo de desenvolvimento".

O uso do termo "implícito" refere-se ao sujeito que, embora não seja explicitado sintaticamente, é entendido semanticamente dentro do contexto. A coesão textual é reforçada pela elipse, que permite a omissão do sujeito, mas ainda assim orienta a concordância verbal e destaca o sujeito da ação expressa pelo verbo "dar".

Portanto, o item em questão foi avaliado como CORRETO, destacando a importância da coesão textual e o encadeamento coesivo ao referenciar um mesmo grupo por meio de diferentes expressões.

Gabarito: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A redação do item deixa bem claro o que se busca avaliar: obviamente não é a classificação dos tipos de sujeito previstos na gramática,mas o encadeamento coesivo de expressões que remetem ao mesmo referente. Assim, o sintagma oracional “os que pensam assim” (l.16-17) retoma, por coesão, o referente de “muitos” (l.8), bem como o sujeito implícito da oração “dão mais valor a um modelo dedesenvolvimento” (l.13-14). Com o qualificativo "implícito", o sujeito está identificado semanticamente, não sintaticamente. A progressãotextual, como se vê, vai atribuindo ao mesmo referente tanto esses dois rótulos (a oração e o pronome) como a coesão, por elipse,orienta a concordância com o verbo e marca o sujeito do verbo DAR. O item está CORRETO.
bonito isso!
Oh, matéria linda! :)

o sujeito é retomado de várias formas com o objetivo de simplicidade, clareza e fácil interpretação. "muitos" - tem uma definição de modernidade que se transforma na palavra chave do texto. são eles, "muitos" que  dão mais valor a um modelo dese......, são eles que pensam assim......

portanto, há a retomada do referente como explicita a questão. CORRETA!... FÁCIL COMO TUDO NA LINGUA PORTUGUESA. professor Aguinaldo Martino-LFG.

Vou só falar besteira, mas que questão interessante!

Disciplina tão ruim que só tem 4 comentários e nem o professor comentou essa p....a

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo