No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens q...
Com a adoção, para uso doméstico, do RAID 10, que abrange o conceito do RAID 0 e do RAID 1, obtêm-se ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância; entretanto, um dos problemas de se usar RAID 10, em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos entender por que essa afirmação é verdadeira. O RAID 10, também conhecido como RAID 1+0, combina os conceitos de RAID 0 (Striping) e RAID 1 (Mirroring). Ao utilizar o RAID 0, os dados são divididos e gravados de forma intercalada entre dois ou mais discos, o que proporciona um aumento significativo de desempenho, já que as operações de leitura e escrita podem ser realizadas em paralelo. No entanto, o RAID 0 não oferece redundância, pois se um único disco falhar, todos os dados serão perdidos.
Por outro lado, o RAID 1 escreve os mesmos dados em dois discos, criando uma cópia espelhada. Isso oferece alta redundância, já que se um disco falhar, o outro ainda contém todos os dados intactos. Contudo, o desempenho em RAID 1 pode ser menor do que em RAID 0, pois a escrita precisa ser feita em ambos os discos simultaneamente.
Combinando os dois, o RAID 10 oferece tanto o desempenho aprimorado do RAID 0 quanto a redundância do RAID 1. Isso significa que os dados são espelhados entre pares de discos, e cada par é então intercalado em nível de striping. Isso traz um desempenho superior para leituras e escritas, bem como a segurança de saber que se um disco falhar, não haverá perda de dados, já que a cópia espelhada existirá em outro disco.
Entretanto, o custo é um fator importante a ser considerado, como mencionado na questão. Para implementar o RAID 10, você precisa de pelo menos quatro discos rígidos (HDs). Isso é o dobro do número necessário para um sistema RAID 0, que pode operar com apenas dois discos. Com efeito, a necessidade de discos adicionais para redundância representa um custo mais alto, tanto na aquisição inicial quanto na manutenção. Considerando isso, a afirmação da questão é correta, pois o RAID 10 oferece o benefício da redundância e melhoria de desempenho, mas a um custo mais elevado devido à necessidade de mais discos.
Espero que isso ajude a esclarecer o conceito e a importância da redundância e do desempenho em sistemas RAID, especialmente o RAID 10, e por que isso tem um custo mais alto comparado ao RAID 0.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: Certo
RAID 0
Também conhecido como striping (fracionamento), o nível RAID 0 é aquele onde se juntam no minimo 2 discos para aumentar a capacidade de armazenamento.
RAID 1
O RAID 1 é, provavelmente, o modelo mais conhecido. Nele, uma unidade duplica a outra, isto é, faz uma cópia. É para garantir a integridade dos dados: em caso de falha de um disco rígido, é possível continuar com as operações no outro disco rígido sem nenhum problema.
RAID 10
Combinação do RAID 1 e do RAID 0.Garante a integridade dos dados e aumenta o desempenho. É precisos ter, pelo menos 4 discos rígidos. O ideal é ter discos rígidos com a mesma capacidade.
Prova: IDECAN - 2013 - CREFITO - 8ª Região(PR) - Analista de Sistemas
Disciplina: Redes de Computadores | Assuntos: RAID (Redundant Array of Independent Disks); Armazenamento de dados;
Arranjos redundantes de discos independentes (Redundant Array of Independent Disks – RAID), anteriormente conhecido como Arranjo redundante de discos baratos (Redundant Array of Inexpensive Disks), é uma família de técnicas que utilizam vários discos (também chamados arranjos de discos) organizados para proporcionar maior desempenho e/ou confiabilidade. Assinale a alternativa que apresenta a característica do RAID 0 + 1.
a) Faz a segmentação de dados em tiras no nível do bit ou byte.
b) Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos.
c) Conjunto de dados espelhados, segmentado em tiras por um outro conjunto de discos, que requer um mínimo de quatro discos.
d) A segmentação em tiras é executada no nível do bloco e usa paridade XOR ECC, mas blocos de paridade são distribuídos por todo o arranjo de discos.
e) A segmentação de dados em tiras é realizada em blocos de tamanho fixo, normalmente maiores do que um byte, e usa XOR ECC para gerar dados de paridade armazenados em um único disco de paridade.
letra B
Com relação a letra C, a diferença é que neste caso seria o raid 1 + 0, no qual primeiro se espelha os dados e depois divide entre o outro conjunto de discos, realmente no mínimo tem que ter um mínimo de 4 discos.
A letra B também tem que ter um mínimo de 4 discos, como a letra C, entretanto os dados primeiro são divididos no conjunto de discos e depois espelhados para o outro conjunto de discos.Lembrando que tanto os conjuntos de discos tanto no raid 0 + 1 quanto no raid 1 + 0, têm que ser da ordem par, ou seja, 4 discos, 6 discos, 8 discos assim sucessivamente.
CERTO. Pra quem teve dúvida no trecho: (...)é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
Segundo Somasundaram(2011,p.81),"RAID 0+1 e RAID 1+0 combinam os benefícios de desempenho de RAID 0 com os de redundância de RAID 1. Eles usam técnicas de distribuição e espelhamento e combinam seus benefícios. Esses tipos de RAID requerem um número ainda maior de discos, sendo no mínimo quatro."
**Portanto o custo é mais alto, pois mais HDs precisarão ser comprados, em virtude do uso deles para a realização do mirroring(espelhamento).
Bibliografia:
ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011- EMC EDUCATION.
c-
RAID-10, como o seu nome implica, é a combinação de discos espelhados (RAID-1) com a segmentação de dados (data stripping) (RAID-0). O método de criação de um arranjo RAID-10 é diversificado. Em uma implementação RAID-0+1, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro segmentados e para cada segmento é feito um espelho. Já em um RAID-1+0, os dados são primeiramente espelhados, e para cada espelho há a segmentação sobre vários discos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo