No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q351678 Redes de Computadores
No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens que se seguem.

Com a adoção, para uso doméstico, do RAID 10, que abrange o conceito do RAID 0 e do RAID 1, obtêm-se ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância; entretanto, um dos problemas de se usar RAID 10, em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Vamos entender por que essa afirmação é verdadeira. O RAID 10, também conhecido como RAID 1+0, combina os conceitos de RAID 0 (Striping) e RAID 1 (Mirroring). Ao utilizar o RAID 0, os dados são divididos e gravados de forma intercalada entre dois ou mais discos, o que proporciona um aumento significativo de desempenho, já que as operações de leitura e escrita podem ser realizadas em paralelo. No entanto, o RAID 0 não oferece redundância, pois se um único disco falhar, todos os dados serão perdidos.

Por outro lado, o RAID 1 escreve os mesmos dados em dois discos, criando uma cópia espelhada. Isso oferece alta redundância, já que se um disco falhar, o outro ainda contém todos os dados intactos. Contudo, o desempenho em RAID 1 pode ser menor do que em RAID 0, pois a escrita precisa ser feita em ambos os discos simultaneamente.

Combinando os dois, o RAID 10 oferece tanto o desempenho aprimorado do RAID 0 quanto a redundância do RAID 1. Isso significa que os dados são espelhados entre pares de discos, e cada par é então intercalado em nível de striping. Isso traz um desempenho superior para leituras e escritas, bem como a segurança de saber que se um disco falhar, não haverá perda de dados, já que a cópia espelhada existirá em outro disco.

Entretanto, o custo é um fator importante a ser considerado, como mencionado na questão. Para implementar o RAID 10, você precisa de pelo menos quatro discos rígidos (HDs). Isso é o dobro do número necessário para um sistema RAID 0, que pode operar com apenas dois discos. Com efeito, a necessidade de discos adicionais para redundância representa um custo mais alto, tanto na aquisição inicial quanto na manutenção. Considerando isso, a afirmação da questão é correta, pois o RAID 10 oferece o benefício da redundância e melhoria de desempenho, mas a um custo mais elevado devido à necessidade de mais discos.

Espero que isso ajude a esclarecer o conceito e a importância da redundância e do desempenho em sistemas RAID, especialmente o RAID 10, e por que isso tem um custo mais alto comparado ao RAID 0.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Certo

RAID 0

Também conhecido como striping (fracionamento), o nível RAID 0 é aquele onde se juntam no minimo 2 discos para aumentar a capacidade de armazenamento.

RAID 1

O RAID 1 é, provavelmente, o modelo mais conhecido. Nele, uma unidade duplica a outra, isto é, faz uma cópia. É para garantir a integridade dos dados: em caso de falha de um disco rígido, é possível continuar com as operações no outro disco rígido sem nenhum problema.

RAID 10

Combinação do RAID 1 e do RAID 0.Garante a integridade dos dados e aumenta o desempenho. É precisos ter, pelo menos 4 discos rígidos. O ideal é ter discos rígidos com a mesma capacidade.


Acertei a questão, mas fiquei em dúvida no seguinte trecho:

...em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
O RAID 0 não é recomendado para uso em servidores ou em outros ambientes onde a redundância de dados é o objetivo principal. 
Penso que teria que ser RAID 1 e não RAID 0 no trecho destacado acima. Bom, é só uma dúvida de interpretação do texto.
Fonte: http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/cs-009337.htm

Prova: IDECAN - 2013 - CREFITO - 8ª Região(PR) - Analista de Sistemas

Disciplina: Redes de Computadores | Assuntos: RAID (Redundant Array of Independent Disks);  Armazenamento de dados; 

Arranjos redundantes de discos independentes (Redundant Array of Independent Disks – RAID), anteriormente conhecido como Arranjo redundante de discos baratos (Redundant Array of Inexpensive Disks), é uma família de técnicas que utilizam vários discos (também chamados arranjos de discos) organizados para proporcionar maior desempenho e/ou confiabilidade. Assinale a alternativa que apresenta a característica do RAID 0 + 1.

          a) Faz a segmentação de dados em tiras no nível do bit ou byte.

            b) Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos.

          c) Conjunto de dados espelhados, segmentado em tiras por um outro conjunto de discos, que requer um mínimo de quatro discos.

          d) A segmentação em tiras é executada no nível do bloco e usa paridade XOR ECC, mas blocos de paridade são distribuídos por todo o arranjo de discos.

        e) A segmentação de dados em tiras é realizada em blocos de tamanho fixo, normalmente maiores do que um byte, e usa XOR ECC para gerar dados de paridade armazenados em um único disco de paridade.

letra B

Com relação a letra C, a diferença é que neste caso seria o raid 1 + 0, no qual primeiro se espelha os dados e depois divide entre o outro conjunto de discos, realmente no mínimo tem que ter um mínimo de 4 discos.

A letra B também tem que ter um mínimo de 4 discos, como a letra C, entretanto os dados primeiro são divididos no conjunto de discos e depois espelhados para o outro conjunto de discos.Lembrando que tanto os conjuntos de discos tanto no raid 0 + 1 quanto no raid 1 + 0, têm que ser da ordem par, ou seja, 4 discos, 6 discos, 8 discos assim sucessivamente.

CERTO.  Pra quem teve dúvida no trecho: (...)é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.


Segundo Somasundaram(2011,p.81),"RAID 0+1 e RAID 1+0 combinam os benefícios de desempenho de RAID 0 com os de redundância de RAID 1. Eles usam técnicas de distribuição e espelhamento e combinam seus benefícios. Esses tipos de RAID requerem um número ainda maior de discos, sendo no mínimo quatro."


**Portanto o custo é mais alto, pois mais HDs precisarão ser comprados, em virtude do uso deles para a realização do mirroring(espelhamento).


Bibliografia:

ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011- EMC EDUCATION.

c-

RAID-10, como o seu nome implica, é a combinação de discos espelhados (RAID-1) com a segmentação de dados (data stripping) (RAID-0). O método de criação de um arranjo RAID-10 é diversificado. Em uma implementação RAID-0+1, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro segmentados e para cada segmento é feito um espelho. Já em um RAID-1+0, os dados são primeiramente espelhados, e para cada espelho há a segmentação sobre vários discos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo