Um paciente adulto, sexo masculino, politraumatizado, intern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q924898 Enfermagem
Um paciente adulto, sexo masculino, politraumatizado, internado na UTI apresenta desequilíbrio hidroeletrolítico. Sobre esse desequilíbrio, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
I. Para que ocorra o edema, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Quando essa desregulação é localizada, envolve apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar. II. Na presença da hiponatremia (aproximadamente 20% dos casos graves admitidos em UTI), estão associados outros sintomas, como confusão mental, letargia, hipotermia, tremores, respiração Cheyne-Stokes, além de convulsões e vômitos. III. Na hipocalemia, em que a concentração de cálcio plasmático é menor que 8,5mg/dl, o paciente inicialmente apresenta manifestações clínicas neurológicas. IV. As principais manifestações clínicas de hipermagnesemia são, principalmente, neurológicas e cardíacas, como perda de reflexos tendinosos profundos, paralisia respiratória, narcose e hipocalcemia.
Estão CORRETAS apenas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre desequilíbrio hidroeletrolítico em pacientes politraumatizados na UTI. A alternativa correta é a letra C - I, II e IV.

Vamos entender as afirmativas e o motivo de cada uma delas.

I. Para que ocorra o edema, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Quando essa desregulação é localizada, envolve apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar.

Esta afirmativa é verdadeira. O edema ocorre devido à desregulação dos mecanismos que controlam a distribuição do líquido no corpo. Esse processo é frequentemente associado a fatores que afetam o fluxo capilar, como a pressão hidrostática e a pressão oncótica.

II. Na presença da hiponatremia (aproximadamente 20% dos casos graves admitidos em UTI), estão associados outros sintomas, como confusão mental, letargia, hipotermia, tremores, respiração Cheyne-Stokes, além de convulsões e vômitos.

Esta afirmativa também é verdadeira. A hiponatremia, que é uma baixa concentração de sódio no sangue, pode causar uma série de sintomas neurológicos e sistêmicos graves, como descrito.

III. Na hipocalemia, em que a concentração de cálcio plasmático é menor que 8,5 mg/dl, o paciente inicialmente apresenta manifestações clínicas neurológicas.

Esta afirmativa é falsa. O termo correto deveria ser hipocalcemia, que é a baixa concentração de cálcio no sangue. Além disso, as manifestações iniciais da hipocalcemia são mais frequentemente neuromusculares, como câimbras e tetania, e não apenas neurológicas.

IV. As principais manifestações clínicas de hipermagnesemia são, principalmente, neurológicas e cardíacas, como perda de reflexos tendinosos profundos, paralisia respiratória, narcose e hipocalcemia.

Esta afirmativa é verdadeira. A hipermagnesemia, que é a alta concentração de magnésio no sangue, pode causar sintomas neurológicos e cardíacos graves, conforme descrito na afirmativa.

Portanto, as alternativas I, II e IV são verdadeiras, fazendo da alternativa C a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a hipocalemia é referente a concentração de potássio e não calcio

Hipocalcemia é uma deficiência nutricional caracterizada por um nível de cálcio total no sangue menor que 2.1 mmol/L ou 8.5 mg/dL.

Uma concentração extremamente baixa pode levar a formigamento (geralmente nos lábios, língua, dedos e pés), dores musculares, espasmos musculares da garganta (levando a dificuldades na respiração), rigidez e espasmos musculares (tetania), convulsões e ritmos cardíacos anormais.

Hipocalemia é o nome que se dá à quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea. O potássio é um eletrólito fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas e dos músculos, especialmente as células do músculo cardíaco.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo