O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Sociologia |
Q2006317 Português
TEXTO PARA AS QUESTÃO

FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

          Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum (*); parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos. 

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 2 a 5) é construído sob a lógica da coesão sequencial que não se utiliza de marcadores argumentativos para ligar as estruturas oracionais. Caso se substituísse o sinal de ponto e vírgula por um marcador textual de coesão sequencial, sem que se altere a coerência do texto, ter-se-ia o seguinte conectivo: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - porquanto

Vamos entender melhor o tema central da questão. Ela aborda a coesão sequencial, que é a capacidade de um texto de se manter coerente e lógico por meio de conectivos ou marcadores de discurso. O objetivo é identificar qual conectivo pode substituir o ponto e vírgula na frase dada, mantendo a coerência do texto.

O trecho em questão é: "E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou."

Justificativa da alternativa correta (C - porquanto):

A palavra "porquanto" é um conectivo que indica causa ou explicação. No contexto da frase, ele serve para explicar por que os epitáfios são uma expressão de egoísmo. A substituição do ponto e vírgula por "porquanto" mantém a relação lógica de explicação entre as duas partes da frase: "gosto dos epitáfios" e a razão para isso ser uma expressão de egoísmo.

Análise das alternativas incorretas:

A - malgrado: Este conectivo significa "apesar de" ou "não obstante", indicando uma concessão ou oposição. Não se encaixa no contexto, pois não há ideia de concessão ou contraste entre as orações.

B - entrementes: É um conectivo que significa "enquanto isso" ou "nesse meio tempo", usado para indicar simultaneidade. Também é inadequado, pois não há ideia de tempo ou simultaneidade entre as partes da frase.

D - debalde: Significa "em vão" ou "inutilmente". Não tem relação com o trecho, já que não há noção de ações frustradas ou sem sucesso.

E - conquanto: Este conectivo indica concessão, significando "embora". Semelhante ao "malgrado", sugere uma ideia de contraste, que não existe na estrutura da frase analisada.

Compreender o uso correto dos conectivos é essencial para manter a coerência e coesão nos textos, principalmente em provas de concursos, onde a clareza é fundamental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

porquanto” equivalente a “pois”, “porque”, “por isso

porquanto pode ser explicativo, se for uma oração coordenada OU causal, se for uma oração subordinada.

GABARITO C

O PORQUANTO tem valor explicativo em:

  1. Orações COORDENADAS EXPLICATIVAS: porque; pois; que; já que; visto que; porquanto; e
  2. Orações SUBORDINADAS ADVERBIAIS CAUSAIS: como; porque; pois; já que; visto que; por isso que; porquanto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo