O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Sociologia |
Q2006317 Português
TEXTO PARA AS QUESTÃO

FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

          Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum (*); parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos. 

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 2 a 5) é construído sob a lógica da coesão sequencial que não se utiliza de marcadores argumentativos para ligar as estruturas oracionais. Caso se substituísse o sinal de ponto e vírgula por um marcador textual de coesão sequencial, sem que se altere a coerência do texto, ter-se-ia o seguinte conectivo: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - porquanto

Vamos entender melhor o tema central da questão. Ela aborda a coesão sequencial, que é a capacidade de um texto de se manter coerente e lógico por meio de conectivos ou marcadores de discurso. O objetivo é identificar qual conectivo pode substituir o ponto e vírgula na frase dada, mantendo a coerência do texto.

O trecho em questão é: "E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou."

Justificativa da alternativa correta (C - porquanto):

A palavra "porquanto" é um conectivo que indica causa ou explicação. No contexto da frase, ele serve para explicar por que os epitáfios são uma expressão de egoísmo. A substituição do ponto e vírgula por "porquanto" mantém a relação lógica de explicação entre as duas partes da frase: "gosto dos epitáfios" e a razão para isso ser uma expressão de egoísmo.

Análise das alternativas incorretas:

A - malgrado: Este conectivo significa "apesar de" ou "não obstante", indicando uma concessão ou oposição. Não se encaixa no contexto, pois não há ideia de concessão ou contraste entre as orações.

B - entrementes: É um conectivo que significa "enquanto isso" ou "nesse meio tempo", usado para indicar simultaneidade. Também é inadequado, pois não há ideia de tempo ou simultaneidade entre as partes da frase.

D - debalde: Significa "em vão" ou "inutilmente". Não tem relação com o trecho, já que não há noção de ações frustradas ou sem sucesso.

E - conquanto: Este conectivo indica concessão, significando "embora". Semelhante ao "malgrado", sugere uma ideia de contraste, que não existe na estrutura da frase analisada.

Compreender o uso correto dos conectivos é essencial para manter a coerência e coesão nos textos, principalmente em provas de concursos, onde a clareza é fundamental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

porquanto” equivalente a “pois”, “porque”, “por isso

porquanto pode ser explicativo, se for uma oração coordenada OU causal, se for uma oração subordinada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo