Nos modelos de qualidade de software, derivados de no...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Baixo custo (Low Cost).
A qualidade de software é uma área que considera várias dimensões para avaliar se um software atende a padrões de qualidade aceitáveis. As normas ISO para qualidade de software, como a ISO/IEC 9126 ou a substituta ISO/IEC 25010, estabelecem características como confiabilidade, manutenibilidade, eficiência e segurança como aspectos fundamentais para a qualidade do software. Esses critérios são definidos para descrever atributos que um software de qualidade deve possuir.
Para elucidar a questão:
- Confiabilidade (Reliability): Refere-se à capacidade do software de manter o seu nível de desempenho sob condições específicas e por um período definido.
- Manutenção (Maintainability): Relaciona-se à facilidade com a qual o software pode ser modificado, incluindo correções, melhorias ou adaptações.
- Eficiência (Efficiency): Diz respeito ao desempenho relativo do software em relação à quantidade de recursos utilizados sob condições determinadas.
- Segurança (Security): Envolvendo a proteção de informações e dados, garantindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso a eles.
Por outro lado, o Baixo custo não é uma característica de qualidade de software definida pelas normas ISO de qualidade. O custo é um fator importante no desenvolvimento e aquisição de software, mas não um critério diretamente relacionado à qualidade do software em si. O foco das normas é sobre atributos técnicos e operacionais do software que podem ser medidos e avaliados independentemente do seu custo.
Portanto, a alternativa D - Baixo custo é a correta por não ser um critério estabelecido pelas normas ISO para medir a qualidade de um software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Funcionalidade: O grau com que o software satisfaz às necessidades declaradas conforme indicado pelos seguintes subatributos: adequabilidade, exatidão, interoperabilidade, conformidade e segurança.
Confiabilidade: A quantidade de tempo que o software fica disponível para uso conforme indicado pelos seguintes subatributos: maturidade, tolerância a falhas, facilidade de recuperação.
Usabilidade: O grau de facilidade de utilização do software conforme indicado pelos seguintes subatributos: facilidade de compreensão, facilidade de aprendizagem, operabilidade.
Eficiência: O grau de otimização do uso, pelo software, dos recursos do sistema conforme indicado pelos seguintes subatributos: comportamento em relação ao tempo, comportamento em relação aos recursos.
Facilidade de manutenção: A facilidade com a qual uma correção pode ser realizada no software conforme indicado pelos seguintes subatributos: facilidade de análise, facilidade de realização de mudanças, estabilidade, testabilidade.
Portabilidade: Afacilidade com a qual um software pode ser transposto de um ambiente a outro conforme indicado pelos seguintes subatributos: adaptabilidade, facilidade de instalação, conformidade, facilidade de substituição.
(Fonte: Engenharia de Software, 7ed, Roger Pressman, pag 362)
(Figura: NBR ISO/IEC 9126, pág 7)
Logo, gabarito letra "D".
Os atributos qualitativos previstos na norma ISO 9126 são:
Baixo custo não é critério de qualidade!!! Em tempo, confiabilidade e eficiência são facilmente identificados como critérios da ISO 9126. Manutenção é apenas uma tradução mal feita, pois o nome correto seria manutenibilidade. Já Security é o nome original em ingles da subcaracterística de "segurança de acesso" do critério de funcionalidade.
via tiparaconcursos
Gabarito: D
Para decorar as seis características de qualidade da ISO 9126:
EFIgênio FU.MA PO.U.CO (Eficiência, Funcionalidade, Manutebilidade, Portabilidade, Usabilidade, Confiabilidade)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo