Sobre o termo transcrito, está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
A) “onde”, em “onde esta irá defrontar-se com todas as demais mercadorias.” (L.8), pode ser substituído por “em que”, preservando a coerência textual. → correto, o pronome relativo "onde" é perfeitamente cambiável com "em que", ambos termos retomando um lugar (mercado): Para participar do processo de troca, para ter existência social, o produtor precisa então levar sua mercadoria ao mercado, onde esta [...].
B) “como” (L.2) exprime uma ideia de conformidade. → incorreto, vejo como uma ideia de modo, expressando o modo como é entendida: O regime capitalista de produção pressupõe a generalização da produção para a troca. Com a expansão desta - entendida como expressão da diferenciação da divisão social do trabalho.
C) O termo “separação” (L.3) funciona como núcleo do objeto direto. → incorreto, visto que é o núcleo do sujeito, estando posposto ao verbo (após): ocorre também a separação definitiva dos produtores diretos de mercadorias dos seus meios de produção (a separação ocorre).
D) Sobre a forma pronominal “-lo”, em “Ingenuidade querer eliminá-lo” (L.40) não se admite sua colocação antes do verbo “eliminar”. → incorreto, visto que temos um verbo no infinitivo impessoal e não há palavra atrativa, logo a colocação é facultativa, próclise (antes → o eliminar) ou ênclise (eliminá-lo, lembrando que verbos terminados em -r, -s, e -z fazem o pronome usado ser -lo(s), -la(s)).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
GABARITO A
até hoje, pelo menos, as substituições da palavra onde por em que foram possíveis.
Permanece o mesmo o sentido
Correto: Você viu aquele filme em que dois irmãos gêmeos são separados depois do nascimento?
Inadequado: A situação onde me encontro é complicada porque estou desempregada. ( Não retoma lugar).
bons estudos.
Gab: A
Vale ressaltar que a substituição do pronome relativo "onde" por "em que" é possível, porém o inverso é proibido porque o "onde" é utilizado apenas para indicar locais fixos enquanto o "em que" pode substituir a maioria dos pronomes relativos.
Jogo rápido;
No caso de locuções + verbos no infinitivo ou gerúndio
Sem caso atrativo de próclise:
Devo lhe mandar o livro.
Devo mandar lhe o livro.
Com caso atrativo;
Não devo lhe mandar o livro
Ou
Não devo mandar lhe o livro.
P.&Spadoto, teoria e exercícios.
Sucesso, bons estudos, não desista!
O onde pressupõe lugar fixo. E pode ser trocado pelo em que.
Vral nelas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo