A rigidez cadavérica, sem qualquer fator que a comprometa, ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: LETRA E
Rigidez cadavérica/Rigor mortis/Rigidez cataplética/Estatutária: trata-se do endurecimento muscular. Os músculos, inicialmente flácidos, contraem-se pela última vez à custa de células que ainda não morreram. A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático. É um fenômeno químico. Quando a pessoa morre, para de respirar; logo, o corpo vai ficando ácido e essa acidez começa a atacar a musculatura, que vai endurecendo. O tempo em que o cadáver permanece rígido é chamado de “período de estado”. Inicia-se de 1h a 3h após o óbito e instala-se completamente entre 8h a 12h. Permanece por um período de 12h a 24h. O estado de flacidez muscular retorna até o 3º dia.
Mandíbula e nuca – 1º a 2º
Membros superiores – 2º a 4ºh
Músculos torácicos – 4º a 6ºh
Membros inferiores – 6º a 8ºh
Geral – 8º a 12ºh
Duração – 12 a 24h
A rigidez cadavérica é considerada o último sinal de vida e pode ser evidenciada primeiramente pela face, nuca e mandíbula seguindo sucessivamente pelos membros superiores e, logo após, inferiores, esse fenômeno retroage no sentido contrário.
Após 24h - Desaparece a rigidez, quando se inicia a putrefação. O relaxamento se faz no mesmo sentido (da cabeça para os pés).
Lei de Nystem: diz que a rigidez INÍCIA na cabeça (nuca e mandíbula) evoluindo para os pés. Ordem: MANDÍBULA - TÓRAX - BRAÇOS - ABDOMEN - PERNAS.
Fonte: Ciclos e Estratégia Concursos
Se você errou está estudando certo !
Com 1 h a 2 h após a morte, eu não consigo já observar a rigidez? :/
Tudo q eu estudei dizia q termina após 24h
Que bagunça de questão, se não anularam essa, pode fechar a bodega.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo