Um perito criminal compareceu a um local de morte cuja...
Nessa situação hipotética, ante a possibilidade de morte por asfixia por monóxido de carbono, o perito, durante o exame perinecroscópico, deverá dedicar especial atenção aos livores de hipóstase, que, em casos tais, terão a tonalidade
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COR DOS LIVORES DE HIPÓSTASES
Gabarito: Letra A
Inicialmente, os Livores Hipostáticos são um acúmulo de sangue nos vasos das áreas de maior declive pela ação gravitacional no corpo, após a morte. São produzidos pela parada da circulação sanguínea, surgem nas primeiras horas após a morte, formando um rendilhado puntiforme.
Vermelho ou Róseo carmim > Monóxido de carbono (caso em análise)
Vermelho ou Róseo claro > Afogamento
Vermelho > Ácido cianídrico. (Obs.: O ácido cianídrico quando disperso em locais fechados com pouca ventilação, se adere facilmente a tudo que for úmido, mantendo seu efeito tóxico no local durante vários dias. Sendo que devido a sua toxicidade, o ácido cianídrico foi usado na primeira guerra mundial como arma química por ambos os lados e, nas câmaras de gás pelo nazistas na segunda guerra mundial, e devido a esse uso dos nazistas ,o gás cianídrico também ficou conhecido como "gás da morte")
Vermelho Escuro > Asfixias em geral.
Vermelho Pardo ou Azul ardósia ou Marrom escuro (depende do autor)> intoxicação por produtos METAHEMOGLOBINIZANTES.
Em casos de morte provocada por asfixia, o sangue apresenta fluidez e cor negra, exceto quando a asfixia é provocada pelo monóxido de carbono, diante disso o sangue apresenta cor vermelho-vivo. Nos casos de asfixia é as causadas por afogamento, nesses casos o sangue apresenta cor rosada devido à grande ingestão de líquido.
Tirei esse trecho de um livro, espero ter ajudado. Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo