Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Sociologia |
Q2006343 Sociologia
Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas” (GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê, além de analisarmos as alternativas incorretas.

Alternativa B: Esta é a resposta correta. Nos anos de 1990, os movimentos populares, influenciados pela Teologia da Libertação, realmente criaram e desenvolveram redes com outros sujeitos sociais, como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs) e grupos políticos. Nesse período, esses movimentos passaram do nível meramente reivindicatório para um nível mais propositivo e operacional, estabelecendo novos canais de participação, como os fóruns. Este processo é bem descrito por Maria da Glória Gohn, que destaca a conexão e cooperação entre diferentes atores sociais como uma característica marcante dos movimentos sociais no Brasil durante essa década.

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque ela atribui as conquistas de direitos sociais inscritos na Constituição de 1988 aos movimentos sociais do novo milênio. No entanto, a Constituição de 1988 foi resultado de um processo constituinte que se deu no final dos anos 1980, muito antes do novo milênio. Embora os movimentos sociais tenham desempenhado um papel significativo na pressão por esses direitos, isso ocorreu principalmente durante os anos 1980, e não no novo milênio.

Alternativa C: Esta alternativa está incorreta ao afirmar que o movimento antiglobalização se fortaleceu nos anos de 1980 e 1990. Na verdade, o movimento antiglobalização ganhou força principalmente a partir do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com eventos icônicos como os protestos em Seattle em 1999. Além disso, a alternativa menciona choques entre diferentes culturas nacionais e conflitos étnicos, o que não é central no movimento antiglobalização, que se concentra mais em questões econômicas e de justiça social a nível global.

Alternativa D: Esta alternativa está incorreta porque simplifica a atuação do movimento afrodescendente, reduzindo-o a manifestações culturais. Embora questões culturais sejam importantes, o movimento afrodescendente também está fortemente envolvido em lutas políticas e sociais, incluindo a defesa de direitos, políticas afirmativas e igualdade racial, como a luta pelas cotas nas universidades e o Estatuto da Igualdade Racial.

Alternativa E: Esta alternativa está incorreta pois apresenta uma visão equivocada sobre o associativismo nos anos 1990. A mobilização de massa, conforme descrito, não corresponde exatamente aos processos de mobilização predominantes dessa década. Além disso, a descrição do "novo associativismo" como mais reivindicativo é vaga e não aborda adequadamente as novas formas de organização e participação cidadã contemporâneas.

Em resumo, a alternativa B é a que mais fielmente reflete a análise de Maria da Glória Gohn sobre os movimentos sociais no Brasil. Compreender as redes de colaboração e a evolução dos movimentos populares ao longo dos anos é crucial para responder corretamente a esta questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab.B

Nos anos de 1990, os movimentos populares, aqueles estimulados pela Teologia da Libertação, criaram e desenvolveram redes com outros sujeitos sociais, como as tecidas com o campo sindical, o campo institucional de outras entidades sociais, o campo político-partidário, o campo religioso, o campo das ONGs. Nesse período, os movimentos populares puderam sair do nível apenas reivindicatório para um nível operacional, propositivo, construindo outros canais de participação, como os fóruns.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo