Uma paciente de 42 anos de idade, com cisto sebáceo em cour...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686708 Medicina

Uma paciente de 42 anos de idade, com cisto sebáceo em couro cabeludo, vai ao centro cirúrgico ambulatorial para realização de exérese do cisto. A paciente é previamente hígida e já fez alguns procedimentos com a equipe da cirurgia plástica, inclusive com anestesia local, sem intercorrências nos procedimentos anteriores. A paciente negava uso contínuo de medicações ou alergias. Após antissepsia, foi realizada anestesia local com lidocaína 2% sem vasoconstritor. Após iniciada a cirurgia, a paciente passou a apresentar formigamento de língua e lábios, zumbidos, distúrbios visuais e agitação.


A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A paciente deve ser manejada com suporte avançado de vida, visto que convulsão e parada cardíaca ocorrerão se o tratamento não for ofertado.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está incorreto. A paciente apresentou sintomas de toxicidade da lidocaína, que é um anestésico local utilizado na cirurgia. Essa reação pode ser tratada com a administração de oxigênio e a interrupção da administração do anestésico. Não há indicação de que a paciente apresentará convulsão ou parada cardíaca. Portanto, a paciente deve ser manejada de acordo com o protocolo de tratamento de toxicidade de lidocaína, mas não é necessário suporte avançado de vida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo