O emprego do sinal de ponto-e-vírgula, no último período sin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15305 Português
Imagem 001.jpg

Considerando a argumentação do texto acima bem como as
estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
O emprego do sinal de ponto-e-vírgula, no último período sintático do texto, apresenta a dupla função de deixar claras as relações sintático-semânticas marcadas por vírgulas dentro do período e deixar subentender "Modernidade" (l.16) como o sujeito de "é sistema" (l.17), "são instituições" (l.18) e "é o controle" (l.19).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa esta CORRETA.O autor utilizou os sinais de ponto-e-vírgula, por duas razões:1- Para deixar claras as relações sintático-semânticas marcadas por vírgulas dentro do período. Neste caso, o uso da vírgula ocorre por INTERCALAÇÕES dos termos dentro da oração, ou seja, os termos encontram-se fora de sua posição normal, havendo a necessidade do uso da vírgula para separá-los e assim manter a compreensão da oração.2- Para deixar subentender "Modernidade" como o sujeito de um periodo composto por 3 predicados: Modernidade é sistema judiciario eficiente...Modernidade são instituições publicas solidas ...Modernidade é o controle nacional das decisões...
O  emprego do sinal de ponto-e-vírgula, no último período  sintático do texto, apresenta a dupla função de deixar claras as relações sintático-semânticas marcadas por vírgulas dentro do período e fez subentender “Modernidade” (l.16) como o sujeito semanticamente implicado para os predicados “é sistema” (l.17), “são instituições” (l.18) e “é o controle” (l.19). Se não fosse usado o sinal de ponto e vírgula, a separação das partes constitutivas do período sintático por vírgulas não mostraria a hierarquia entre os termos. Por outro lado, a separação por ponto, que um estilo enfático permitiria, não deixaria o sujeito  subentendido tão próximo de seus predicados e tão claramente recuperável. Por se tratar de avaliação dos efeitos textuais de recurso gramaticais, o item está CORRETO.
Carlos Eduardo,

Concordância do verbo ser em muitas situações, esse verbo deixa de concordar com o sujeito para concordar com o predicativo; em outras, pode concordar com um ou com outro, de acordo com o termo que se quer enfatizar.

Vários são os casos, entre eles destaco:

> O plural tem precedência sobre o singular.
   A casa eram umas folhas.
   A sua paixão eram filmes de terror.

Modernidade são instituições. ( correto )

Prezados (as),

Segue abaixo o comentário extraído do livro Estudos Dirigidos, Polícia Federal, Editora Juspodivm, Organizadores: Flávia Cristina e Luiz Pavione, pág. 41, qual seja:

"O ponto-e-vírgula utilizado no último período dá uma ideia de sequência coordenada entre as ideias que o compõem. Ao mesmo tempo, fica evidente que o termo "Modernidade" é o sujeito de todas as orações do período e que há necessidade de uma pausa mais longa entre elas. Vejamos: "Modernidade, para os que pensam assim, é sistema judiciário eficiente, com aplicação rápida e democrática da justiça; (Modernidade) são instituições públicas sólidas e eficazes; (modernidade) é o controle nacional das decisões econômicas"."

O enunciado da questão (2009) faz confusão entre sujeito semântico e sujeito sintático.

Quando se fala ou se escreve "sujeito", a rigor, há referência ao sujeito sintático (E NÃO AO SEMÂNTICO)

Não se pode inferir substantivos (como modernidade) a partir de desinências verbais, mas sim pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele(a), nós, vós, ele(a)s), bem como "você e vocês".

Modernidade é apenas o referente do sujeito (e sujeito SEMÂNTICO) daquelas formas verbais e não o sujeito sintático em si.

O atual posicionamento do CESPE (2015) se dá nesse sentido.

Exemplo:

[…] Esses fatores ameaçam a soberania nacional e afetam a estrutura social e econômica interna, devendo o governo adotar uma postura firma de combate ao tráfico de drogas, articulando-se internamente e com a sociedade [...]

O referente do sujeito da oração “articulando-se internamente e com a sociedade” (L. 16 e 17), que está elíptico no texto, é “o governo” (L.15).





Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo