Na Engenharia Civil, vários estudos e projetos devem ser re...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Definições NBR 6492. A referida norma não traz especificamente Projeto Básico. Mas, com conhecimento de licitação etc percebe-se mais dados definitivos para o projeto Básico e não mais estimativas como mostra o Anteprojeto.
ANTEPROJETO: Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
a) Documentos típicos: Os documentos típicos são os seguintes: situação; plantas, cortes e fachadas; memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos; discriminação técnica; quadro geral de acabamento (facultativo); documentos para aprovação em órgãos públicos; lista preliminar de materiais.
b) Documentos eventuais: Os documentos são os seguintes: desenvolvimento de elementos de interesse, em casos especiais; maquete; estimativa de custo.
c) Escala: Igual ou superior a 1/100 na representação da edificação. De acordo com o porte do programa, podem ser utilizadas escalas menores, com ampliações setoriais.
d) Elementos a serem representados: Devem estar bem caracterizados os elementos construtivos, com indicação de medidas, níveis, áreas, denominação de compartimentos, topografia e orientação, eixos e coordenadas. A descrição dos materiais adotados deve atender às necessidades da etapa.
PROJETO EXECUTIVO: Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.
a) Documentos típicos: Os documentos típicos são os seguintes: locação; plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos (facultativo); especificações; lista de materiais; quadro geral de áreas (facultativo).
b) Documentos eventuais: Os documentos eventuais são os seguintes: maquete de elementos (detalhes)de interesse, em casos especiais; orçamento de projeto.
c) Escala: Igual ou superior a 1/100 na representação da edificação. Em programas de grande porte, podem ser utilizadas escalas menores, com ampliações setoriais.
d) Elementos a serem representados: Devem estar corretamente indicados todos os materiais usados e suas quantidades, os detalhes construtivos, além das recomendações necessárias para sua correta execução.
e) Projeto como construído: Constitui-se na revisão final, pós-obra, de todos os documentos do projeto executivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo