Um paciente de 75 anos de idade com icterícia progressiva, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686711 Medicina

Um paciente de 75 anos de idade com icterícia progressiva, colúria, acolia fecal, perda de peso e dor abdominal procura atendimento médico. Durante o exame físico, percebem-se icterícia ++/4+, PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 100 bpm, FR = 20 irpm e SatO2 = 98% em ar ambiente. O abdome está globoso e o fígado, palpável e aumentado de tamanho, sem sinais de ascite. A ultrassonografia de abdome não demonstrou cálculo na vesícula biliar, e a tomografia computadorizada de tórax (TCT) evidenciou uma massa heterogênea hipoecoica, com dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas. A lesão é hipodensa na fase sem contraste, com margens irregulares, realce periférico na fase arterial e progressiva, e com hiperatenuação nas fases venosa e tardia.


Em relação a esse caso clínico, considerando a hipótese de colangiocarcinoma e os conhecimentos médicos correlatos julgue o item a seguir.


Trata-se da neoplasia mais frequente do fígado.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada. O texto descreve um caso clínico de um paciente com sintomas de icterícia progressiva, colúria, acolia fecal, perda de peso e dor abdominal. A ultrassonografia e a tomografia computadorizada identificaram uma massa hipoecoica no fígado com dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, com características que sugerem colangiocarcinoma. Portanto, a resposta correta é que NÃO se trata da neoplasia mais frequente do fígado. O colangiocarcinoma é um tipo de câncer que se origina nas células dos ductos biliares, podendo afetar o fígado e a região próxima a ele.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo