Considerando que, durante o atendimento de uma vítima de agr...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o sangue arterial é vermelho claro e vivo ....
As hemorragias ainda têm um outro tipo de classificação que se dá quanto ao tipo de vaso sanguíneo rompido. Podem ser:
Hemorragia Arterial- quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, na mesma pulsação das palpitações cardíacas. O sangue nesse tipo de hemorragia, apresenta uma coloração vermelha clara e brilhante. Costuma ser mais grave por ter uma perda mais rápida de sangue.
Hemorragia venosa- É o sangramento que se dá em decorrência do rompimento ou corte de uma veia, e tem uma coloração vermelha escura, típica de um sangue rico em gás carbônico, tem um fluxo contínuo e mais lento que o da hemorragia arterial.
Hemorragia capilar- É um sangramento lento e com menos volume de sangue, que ocorre nos vasos capilares (encontrados na extremidade interna da pele), e é observado em arranhões e pequenos cortes superficiais.
Chama-sehemorragia ousangramento à perda desangue do sistema circulatório paradentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devidoà laceração ou ruptura de vasos sanguíneos. Sãohemorragiastípicas aquelas que ocorrem após acidente outraumatismo, rompimento de umaneurisma oudevarizes, esfoladura dapele, etc.
Quando oextravasamento de sangue se dá para o interiorde cavidades do corpo, usa-se o termo “hemorragiainterna” e quando se dá para o exterior,“hemorragia externa”. As primeirassão muito mais difíceis de diagnosticar porque, não sendo visíveis, têm de serpensadas indiretamente por certos sinais e sintomas.
As hemorragias podemser arteriais, venosas ou capilares, conforme os vasos que sejam afetados: nas hemorragias arteriais o sangue évermelho vivo e a perda é pulsátil, conforme as contrações do coração.Esse tipo de hemorragia leva a uma perda rápida de sangue e,por isso, é particularmente grave. Quase sempre resulta do rompimento de uma artéria ocasionadopor um ferimento ou acidente como os produzidos por cortes, armas de fogo ouacidentes automobilísticos; nas hemorragias venosaso sangue é vermelho escuro e a perda se dá de forma contínua.São menos graves, porém a demora no tratamento pode ocasionar sériascomplicações. Muitas vezes são hemorragias internas como as causadaspelas varizes portais ou esofagianas ou pelas hemorroidas; nas hemorragias capilares são pequenasas perdas de sangue. Elas ocorrem em vasos de pequeno calibre querecobrem a superfície do corpo. Em geral, são hemorragias “emlençol”, como as que ocorrem nas arranhaduras de pele ocasionadas porum tombo. O sangue parece minar da pele.
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/293050/hemorragias+o+que+precisamos+saber.htmSangue venoso (VEIA) = vermelho escuro; vazão contínua
Sangue arterial (artéria) = vermelho claro; vazão intermitente
O item está incorreto.
A descrição de um sangramento de coloração vermelho-escura, contínuo e não abundante é mais característica de uma hemorragia venosa e não de uma hemorragia arterial.
- Hemorragia arterial: Geralmente, o sangue é vermelho-vivo e jorra de forma pulsátil, sincronizada com os batimentos cardíacos, devido à pressão mais alta nas artérias.
- Hemorragia venosa: O sangue é de coloração vermelho-escura, pois é pobre em oxigênio, e flui de forma contínua e menos intensa.
Portanto, a correta inferência nesse caso seria de uma hemorragia venosa, não arterial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo