Em barragens de terra, o aparecimento de água em locais não ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que:
- O aterro é o segmento, em que a implantação requer depósito de material para a implantação, isto é, há a necessidade de colocar material extra a fim de atingir a cota desejada;
- O talude consiste em um terreno inclinado responsável pela estabilidade de um maciço de solo;
- Uma barragem consiste numa barreira e ou maciço de solo, concebida artificialmente ou de forma natural, responsável por reter grandes volumes de água.
Detalhadamente, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em seu documento intitulado "Definições importantes sobre segurança de barragens", apresenta as seguintes definições relacionadas à presente questão:
- Barragem: "qualquer estrutura construída dentro ou fora de um curso permanente ou temporário de água, em talvegue ou em cava exaurida com dique, para fins de contenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos, compreendendo o barramento e as estruturas associadas";
- Barragem de aterro: "barragens que são construídas basicamente com terra ou terra e enrocamento";
- Anomalia: "qualquer deficiência, irregularidade, anormalidade ou deformação que possa afetar a segurança da barragem";
- Surgência: "aparecimento de água que passa por percolação pelas estruturas das barragens e surge em local não previsto. Exige medidas de controle, pois essa água pode alterar as propriedades do material utilizado, como a coesão entre as partículas, gerando instabilidade na barragem".
Portanto, o aparecimento de água em locais não previstos consiste no fenômeno denominado "surgência". Logo, a alternativa E está correta.
Quanto aos outros fenômenos citados, vale ressaltar que, devido à sua constituição e esforços externos solicitantes, barragens de terra se deformam e se acomodam. Quando tais deformações são elevadas, podem ocorrer fissuras e trincas, as quais consistem em seccionamento na superfície ou em toda seção transversal da barragem.
Por sua vez, em barragens, a erosão pode ser externa ou interna. Externamente, ela ocorre quando um fluído provoque o carreamento de partículas do barramento e, consequentemente, ocasione um desgaste mecânico. Já internamente, a erosão é chamada de piping ou erosão regressiva. Ela consiste em um processo erosivo que acarreta na formação de pequenos funis no interior da barragem, nos quais a água circula e, consequentemente, danifica a sua estrutura, favorecendo a ocorrência de rompimentos.
Por fim, a corrosão é uma manifestação patológica comum em elementos de concreto armado. Ela ocorre nas armaduras e acontece quando a proteção do cobrimento do concreto é falha, permitindo o contato da armadura de aço com a umidade e/ou gases nocivos. Como consequência, tem-se reações química que desgastam o material, ocasionando a redução da seção transversal da barra, a perda da aderência com o concreto e a fissuração deste último.
Gabarito do professor: letra E.
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Definições importantes sobre segurança de barragens. Brasília/DF. 2022
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Surgência: Quando a água que passa pelas estruturas das barragens surge em local não previsto, essa água presente em locais inadequados pode alterar as propriedades do material utilizado, como a coesão entre as partículas, gerando instabilidade na barragem. Esse tipo de patologia, geralmente, é causada por entupimento das drenagens ou falhas no projeto construtivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo