Maria, professora do 3º ano do ensino fundamental, solicitou...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3049166 Psicologia
Maria, professora do 3º ano do ensino fundamental, solicitou orientações à psicóloga Ana Luíza sobre seu aluno Miguel, 9 anos, ainda não alfabetizado. A criança, na concepção de Maria, possui deficiência intelectual, o que o leva a apresentar desinteresse e dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Por esse motivo, Maria gostaria de encaminhar a criança para um especialista, porém, segundo ela, seria bastante interessante se a psicóloga da escola pudesse atender ao aluno com sessões psicoterápicas individuais, o que, na sua visão, confirmaria a sua hipótese.

Sobre a situação-problema, pode-se afirmar que o psicólogo escolar vem deixando de ser um mero aplicador de testes e implementador de práticas individualizantes para se tornar um profissional crítico da realidade escolar e das demandas de aprendizagem. Diante do caso e, ainda, considerando a função do psicólogo na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Na literatura da área, encontram-se discussões sobre as falhas na formação do psicólogo escolar como fator que impede os avanços na prática.
II. Atualmente, existem práticas psicológicas voltadas para o desenvolvimento integral do indivíduo inserido em uma realidade social, política e econômica.
III. O psicólogo escolar, na prática, precisa avançar mais. Ainda há muitos psicólogos escolares que não se apropriaram do compromisso social para a transformação da realidade, atuando em prol das demandas individuais exigidas pela escola.

Está correto o que se afirma em
Alternativas