A Geosfera é composta por várias camadas, cada uma com cara...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A atmosfera é a camada gasosa que encobre . Por causa das suas características particulares, como composição e temperatura, ao longo de toda a sua extensão vertical, a atmosfera é comumente dividida em cinco grandes partes. São elas:
- Troposfera: é a camada mais próxima da superfície terrestre. Ela possui um tamanho aproximado de 12 quilômetros. À medida que se aumenta a altitude dessa camada, o ar torna-se mais rarefeito, além de ocorrer a diminuição da temperatura. Nela acontece a maior parte dos fenômenos atmosféricos terrestres.
- Estratosfera: é uma camada intermediária, localizada entre 12 e 50 quilômetros de altitude, logo acima da troposfera. Nela encontra-se a , responsável pela filtragem da radiação solar que chega até a superfície do planeta.
- Mesosfera: é uma camada situada aproximadamente entre 50 e 80 quilômetros acima da superfície terrestre. O ar nessa camada é bastante rarefeito, e as temperaturas são muito baixas. Nela ocorre a combustão dos meteoritos que entram em contato com a atmosfera do planeta Terra.
- Termosfera: é uma camada muito densa, formada entre 80 e 700 quilômetros acima da superfície terrestre e caracterizada pela concentração de íons. Nela há a ocorrência de temperaturas muito elevadas.
- Exosfera: é a camada mais externa do planeta, localizada acima de 700 quilômetros da superfície do planeta. Suas temperaturas são bastante elevadas e o ar é muito rarefeito. Essa camada é a última em distribuição vertical de todas as cinco que compõem o sistema atmosférico global.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo