Considerando esse caso clínico, a imagem apresentada e os c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686723 Medicina
Um paciente de 17 anos de idade revela idas frequentes à emergência por causa de tosse e dispneia. Em exame de imagem investigatório, identificou-se, na tomografia computadorizada de tórax (TCT), uma massa mediastinal anterior bem definida, com densidade de partes moles, medindo cerca de 17 cm x 11 cm x 10 cm, conforme representado na imagem a seguir. A lesão não invadia estruturas adjacentes, e não foram encontradas outras alterações nas tomografias de tórax, de crânio e de abdome. Foi realizada uma biópsia pré-operatória guiada por TCT, cujo diagnóstico foi compatível com teratoma de mediastino.  


Considerando esse caso clínico, a imagem apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


As massas do mediastino anterior têm, como principais etiologias, os timomas, os linfomas, os tumores de células germinativas e os tumores da tireoide.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. As massas mediastinais anteriores, ou seja, aquelas que se localizam na parte frontal do mediastino (espaço entre os pulmões), têm como principais causas os timomas, linfomas, tumores de células germinativas e tumores da tireoide. No caso apresentado, o paciente foi diagnosticado com um teratoma de mediastino, que é um tipo de tumor de células germinativas. Tumores de células germinativas podem ocorrer fora das gônadas, e quando ocorrem no tórax, geralmente são encontrados no mediastino anterior. Portanto, a afirmativa está correta, pois lista as principais etiologias para massas nesta região, incluindo a possibilidade de um tumor de células germinativas, como é o caso do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo