“Durante o período pós-operatório, os cuidados de enfermagem...
“Durante o período pós-operatório, os cuidados de enfermagemenfocamnorestabelecimentodoequilíbrio fsiológico do paciente, no alívio da dor, na prevenção de complicações e no ensino do paciente para o autocuidado. A avaliação cuidadosa e a intervenção imediata ajudam o paciente a retornar rapidamente à sua função ideal, com segurança e com o máximo de conforto possível” (BRUNNER & SUDDARTH, 2014). Considerando a prevenção das complicações pósoperatórias imediatas, analise as afrmativas abaixo:
I. Durante o período pós-operatório tardio, o paciente que se recupera da anestesia deverá ter as três grades laterais do leito elevadas, devendo o leito fcar na posição baixa. Todos os objetos dos quais o paciente possa precisar deverão estar ao seu alcance, principalmente o interruptor de chamadas.
II. Nas primeiras horas após a admissão à unidade cirúrgica, a ventilação adequada, estabilidade hemodinâmica, dor incisional, integridade do sítio cirúrgico, náuseas e vômitos, estado neurológico e micção espontânea são as principais preocupações.
III. A frequência de pulso, a pressão arterial e a frequência respiratória são registradas pelo menos a cada 30 minutos, na primeira hora, e a cada 50 min, nas 3 horas seguintes. Daí em diante, elas são medidas menos frequentemente se permanecerem estáveis.
IV. A temperatura é monitorizada a cada 6 horas nas primeiras 24 horas. Após esse período, mede-se quando necessário.
Assinale a alternativa correta.