Na relação imagem-texto, para que a foto cumpra plenamente a...

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Q394852 Jornalismo
Na relação imagem-texto, para que a foto cumpra plenamente a função de ser um elemento complementar ao texto, sem dominar ou ser dominada, é preciso que, ao desenhar a página, o editor e o diagramador disponham os dois elementos da seguinte forma:
Alternativas

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O tema central desta questão é a relação entre imagem e texto em uma página diagramada. Para resolver a questão, é necessário entender como a disposição de elementos visuais e textuais pode afetar a leitura e a compreensão. O objetivo é encontrar um equilíbrio onde nem a imagem domina o texto, nem o texto domina a imagem, mas ambos se complementam de maneira harmônica.

A alternativa correta é a C: "Ao centro, a foto envolvida pelo texto, como um quadro."

A justificativa para a alternativa correta é que colocar a foto ao centro, envolvida pelo texto, cria um equilíbrio visual que mantém o leitor focado em ambos os elementos. Isso permite que a imagem e o texto se complementem, facilitando a leitura contínua sem distrações ou interrupções.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - "À direita, o texto; à esquerda, a foto direcionada para fora da matéria.": Essa disposição pode causar um desequilíbrio, pois a foto direcionada para fora pode desviar a atenção do leitor, dificultando a conexão com o texto.

B - "À direita, a foto; à esquerda, o texto no oposto da direção da imagem.": Colocar o texto e a foto em direções opostas pode levar a uma separação visual que impede a integração dos elementos, tornando a leitura menos fluida.

D - "Logo abaixo do título, a foto; em seguida, o texto.": Essa configuração pode fazer com que o leitor veja a foto e depois pule o texto, uma vez que a sequência lógica da leitura pode ser quebrada.

E - "No alto, o texto; na parte inferior, a foto.": Embora essa disposição possa parecer equilibrada à primeira vista, ela pode resultar em uma competição visual onde o leitor precisa escolher entre focar no texto ou na imagem, ao invés de perceber os dois como um conjunto.

Em resumo, a disposição correta de uma imagem e texto deve promover um equilíbrio visual e facilitar a leitura, o que é alcançado pela alternativa C. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

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Comentários

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Nao entendi esta questão, alguém sabe  a base teórica?

No enunciado da questão fica clara a determinação da foto ser um elemento informativo complementar. Para tanto, antes da foto deve-se ter o texto explicitando o conteúdo da informação.

Neste caso, o texto não poderia estar à direita, pois se assim fosse, estaria em segundo plano, tornando a foto elemento informativo principal. Com isso eliminamos as alternativas A e B.

Na alternativa D novamente o texto é posicionado após a foto, transformando a foto em elemento informativo principal o que contradiz o enunciado. Portanto, a alternativa D está errada.

A alternativa E, até poderia ser a correta, no entanto, ao posicionar a imagem após o texto, sem integrá-la ao conteúdo, perde-se o caráter informativo complementar proposto pelo enunciado.

Já a Alternativa C indica a foto como um "olho" do texto, ou seja, a foto resume, explicita uma parte importante do texto, um destaque. Portanto, essa alternativa entre as demais é a que melhor une a informação do texto e da foto compondo um contexto integrado.

por que nao seria a B? O texto vem à esquerda da foto...

O raciocínio do Evandro Leo faz sentido, mas gostaria de saber a fundamentação teórica da questão.

GABARITO: LETRA C

 

A meu ver, o examinador levou ao pé da letra a relação entre texto e imagem proposta por Roland Barthes (única referência que encontrei sobre o assunto). 

 

"Segundo ele [Barthes], a fotografia era uma mensagem, e o canal de expressão 'o próprio jornal, ou, mais exatamente, um complexo de mensagens concorrentes, cujo centro é a fotografia, mas cujos contornos são constituídos pelo texto, pelo título, pela legenda, pela diagramação' e até pelo nome do jornal, que 'interfere na leitura da mensagem propriamente dita' (pois uma mesma foto pode mudar de sentido conforme a linha editorial da publicação, considerando-se o público a que se destina). A estrutura da fotografia, assim, não é isolada, pois se comunica com o texto, 'que acompanha cada fotografia de imprensa' (MORETZSOHN, 2002, p.85, grifos da autora)."

 

Livro: A fotografia na mídia impressa. Paulo César Boni e Michel de Oliveira (orgs.). Londrina: Midiograf, 2016. p.167

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