Considere a figura sobre gabarito de locação de obra. Os ele...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: MPE-RN Prova: FCC - 2012 - MPE-RN - Analista - Engenharia Civil |
Q781880 Engenharia Civil

Considere a figura sobre gabarito de locação de obra.

Imagem associada para resolução da questão

Os elementos indicados na figura por I, II e III, referem-se, respectivamente, a

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Da vala ou da sapata.

Escavação da Obra

 

A escavação da obra consiste nos serviços de abertura de furos ou valas no terreno na posição onde será construída a fundação. Para realizar a escavação é necessário que o gabarito esteja pronto com a marcação das paredes e com o nível estabelecido.

Através das linhas de marcação do gabarito (linha de eixo de paredes, linha de face das paredes e da fundação) marca-se no terreno a área ou os furos onde será escavado, utilizando-se para isto um cavador reto, observando-se nesta operação, a sua verticalidade ou o prumo de centro, no caso da escavação de furos. Com a referência de nível estabelecida (linha de nível) marca-se a profundidade da escavação.

 

                                              º         º      º     º         º

 

-> espessura da alvenaria sem revestimento, largura da vala a ser escavada e eixo do elemento construtivo. 

 

 

A abertura das valas ou furos é feita com a utilização de picaretas, cavadores e trados, a remoção do material com os pás e enxadas e a regularização das faces das valas ou furos com o cavador reto. Com o prumo de face encostado na linha de marcação das valas obtém-se a verticalização das faces (bordas). Na escavação dos furos, faz-se na medida que se escava, a verificação da prumada do trado para que o mesmo esteja em direção vertical. Com a utilização de uma escala medindo a altura da linha de eixo de parede (que é também a linha de nível pois o gabarito está nivelado) até a base da vala ou furo, obtém-se o nivelamento da base conforme indicado na figura abaixo.

O material escavado deve ser depositado a uma distância mínima de 50 cm da borda da vala, permanecendo neste local até ser utilizado como aterro ou ser removido da construção caso não tenha utilidade.

 

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUmUAF/cartilha-pedreiro?part=5

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo