Denominação do tipo de microscópio onde os elétrons que col...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Biólogo |
Q86606 Biologia
Denominação do tipo de microscópio onde os elétrons que colidem com a superfície externa do espécime são captados por detectores e a sua imagem aparece no monitor, com poder de resolução de 0,02 µm:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é a técnica de microscopia mais versátil hoje disponível no mercado, trata-se da microscopia eletrônica de varredura. A versatilidade do MEV se deve a diversidade de interações que ocorrem quando o feixe de elétrons atinge a amostra. Estas interações avaliadas por diferentes detectores fornecem informações como composição, topografia, cristalografia, potencial elétrico e campos magnéticos locais, entre outras.


Alternativa correta: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETA LETRA C: O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliação (até 300.000 x) e resolução. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um caráter virtual, pois o que é visualizado no monitor do aparelho é a transcodificação da energia emitida pelos elétrons, ao contrário da radiação de luz a qual estamos habitualmente acostumados. O princípio de funcionamento do MEV consiste na emissão de feixes de elétrons por um filamento capilar de tungstênio (eletrodo negativo), mediante a aplicação de uma diferença de potencial que pode variar de 0,5 a 30 KV. Essa variação de voltagem permite a variação da aceleração dos elétrons, e também provoca o aquecimento do filamento. A parte positiva em relação ao filamento do microscópio (eletrodo positivo) atrai fortemente os elétrons gerados, resultando numa aceleração em direção ao eletrodo positivo. A correção do percurso dos feixes é realizada pelas lentes condensadoras que alinham os feixes em direção à abertura da objetiva. A objetiva ajusta o foco dos feixes de elétrons antes dos elétrons atingirem a amostra analisada.

LETRA C

Microscopia de luz (microscopia óptica) - Combina métodos tradicionais de formação de imagem e aumento de resolução, permitindo a observação de até 200 nanômetros.

1. Microscópio ultravioleta: utiliza a radiação ultravioleta, que tem um comprimento de onda para a luz visível, melhorando o limite de resolução.

2. Microscópio de fluorescência: através da fixação de substâncias fluorescentes (fluoro e cromos), que, ao receberem luz, podem ser observados através do brilho gerado.

3. Microscópio de contraste de fase: transforma diferentes fases dos raios de luz em diferenças luminosas, permitindo a observação através do contraste gerado.

4. Microscópio de polarização: constituído por dois prismas – um polarizador e outro analisador – utilizado na observação de materiais com índices diferentes de refração (ossos, músculos, fibras, cabelos).

 

Microscopia eletrônica - utilizam, em vez da luz, um feixe de elétrons, para iluminar a amostra, combinado a lentes eletrostáticas e eletromagnéticas. Sua capacidade de ampliação é superior a dos microscópios de luz, atingindo um nível de resolução de 0,2 nanômetros.

1. Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV): imagens em alta resolução (tridimensionais), ampliando em até 100 mil vezes o tamanho da amostra. O material biológico precisa ser desidratado ou congelado através de criogenia ou até, em alguns casos, é necessário metalizar o material.

2. Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET): examina detalhes ínfimos, ampliando o objeto em até um milhão de vezes. É utilizado para visualizar átomos e moléculas.

Ao contrário da microscopia óptica, este tipo (eletrônica) não utiliza lentes de vidro, mas sim ponteiras de vidro com alta sensibilidade à superfície da amostra, permitindo a formação de imagens com informações tridimensionais e características como dureza e elasticidade do material.

https://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/saiba-quais-sao-os-tipos-de-microscopios-existentes/

https://blogdoenem.com.br/tipos-de-microscopios-biologia-enem/#Microscopio_optico

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo