O arbitramento do lucro aplica‑se quando
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que é Lucro Arbitrado? É um modo de apuração base para o cálculo do . Esse modelo é mais adotado por iniciativa do Fisco, a autoridade que controla os pagamentos de impostos em todo o país, um órgão fiscalizador. Mas também pode ser solicitada pela empresa quando a mesma sentir necessidade.
Quando ocorre o arbitramento do lucro? Ocorre, de modo geral, quando a empresa não consegue determinar o lucro durante o período. Isso pode se levar por conta de extravio, impossibilidade ou perda de uso de livros e documentos contábeis que possibilitem realizar essa apuração do IR.
Quando é solicitado pelo Fisco é porque o órgão notou algumas das situações:
- valor indevido, não condizente, com o lucro presumido para a organização;
- ausência de escrituração fiscal;
- a falta de elaboração de demonstrações financeiras;
- falta do livro contábil;
- possibilidade e indícios de fraude, erros ou vícios.
Ou seja, ocorre quando há a falta de documentação, a falta do controle contábil do estabelecimento. Assim, a empresa não consegue estabelecer um lucro real nem presumido.
Qual o percentual do lucro arbitrado? O lucro deve ser estimado pela Receita Federal com alguns critérios da legislação tributária. Mas o percentual é mais elevado que o lucro real ou presumido, geralmente com um acréscimo de 20%.
Quando o Lucro Arbitrado pode ser utilizado? O Lucro Arbitrado pode ser aplicado em apenas determinados momentos, todos descritos em lei, seguindo os critérios definidos. Segundo o Art. 47 da Lei 8981/95.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo